Missões 04 MAR 2021 ÀS 12H31

Ideias e estratégias vencem desafios atuais por Missões

Batistas SP compartilhou testemunho da criatividade

Por CBESP

Especial para o trimestre de julho a setembro de 2020, as páginas da Revista Batistas SP (BSP) trouxeram relatos de atuações pela promoção e na realização de trabalhos missionários durante distanciamento social.

A publicação oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) compartilhou ideias feitas adotadas por promotores de Missões para vencer atuais barreiras, continuar a levar o Evangelho, levantar recursos para o sustento e alcançar pessoas para Cristo. As estratégias inspiram e mostram o empenho em cumprir com o Ide.

Outros conteúdos da edição 21 também estão publicados no site, como textos do pastor Genilson Vaz, presidente da CBESP, e do pastor Adilson Santos, do diretor executivo do Conselho de Administração e Missões da CBESP. Ainda há a terceira reportagem da série "Doar é Amar", produzida pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. Para ter acesso a essa ou a outras edições da Batistas SP, clique aqui.

Seja criativo pelo Evangelho*

IB Jardim Morada do Sol optou por entregar marmitas como estratégia missionária durante isolamento (Fotos: IBMJS e Arquivos Pessoais)

“Estou convencido de que aquele que começou boa obra
em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.” (Filipenses 1.6)

Sou a Fran Rocha, moro em Campinas, sou membro da Igreja Batista Central de Campinas (IBCC). É uma igreja relativamente grande, com muitas atividades, um belo coral, vários departamentos – uma igreja atuante. 

Pastor Sillas Campos, nosso pastor titular, filho do saudoso pastor Lauro Barros, conta com uma equipe pastoral muito coesa: pastores Valdir Oliveira, Rubens Bottcher, Robson Matheus Adorno, e o seminarista Luís Fernando dos Santos.

Nilda Francisco (PIB Campo Limpo) fez maquete temática

Sempre fui muito participativa, quase uma ativista religiosa, atuando em vários departamentos da igreja. Mas eu queria fazer algo mais e comecei a orar: “Senhor, eu quero fazer parte do Seu plano para salvação das pessoas. Eu quero, Senhor. Me mostra como”.

Então, em um culto de oração em 01/11/2018, um casal de missionários da Junta de Missões Mundiais, José Roberto dos Santos e Sônia Menezes Jacobina Santos (ela chegou a ser membro da IBCC), deu um belíssimo testemunho sobre seu trabalho na África, em Guiné-Bissau. Fiquei pensando…

Ao final do programa, a promotora de Missões Gisele Spinelli lançou um desafio: “Você, meu irmão, pode ser esta pessoa que o Senhor quer usar para despertar novamente o espírito missionário da sua igreja. Você pode ser uma benção na mão do Senhor”. Na hora eu pensei: Será? E brinquei com o Pastor Valdir: “Quem sabe, pastor?!”

Uma semana depois ele me ligou para conversarmos, eu, ele e pastor Sillas. Então entendi que Deus estava respondendo: “Meu plano para você é este: Seja promotora de Missões na IBCC”. E agora, Fran?

Jeovania Souza (PIB Alto Riviera) fez quitutes por Missões

Pensei em como criar um fundo missionário da igreja, sem assustar os membros. Deus me lembrou uma ideia que ouvi em um congresso de Missões. Criar um envelope missionário! Conversei com os pastores, com o presidente do corpo diaconal, com alguns membros da liderança e elaboramos o envelope, pensando em Lucas 21:1-4.

Os membros, dominicalmente, teriam (e têm) a oportunidade de contribuir com R$ 2. Hoje, quase um ano depois, já abençoamos vários missionários com os recursos que vêm dessas ofertas. Além do envelope, temos sustentado um casal de missionários através do Plano de Adoção Missionária (PAM). Tem sido um privilégio e um desafio enorme servir como promotora de missões na IBCC.

Querido promotor: Não desanime! As lutas virão, o desânimo vai bater à porta do seu coração, mas lembre-se que: Aquele que começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo.

Seja criativo! Deus é um Deus criativo! Converse com seu pastor! Ore! Você precisa ter uma vida de oração. Sem oração não se faz promoção de Missões; não se faz Missões. Sem oração nosso esforço é em vão. E que Deus te abençoe, querido promotor e querida promotora de Missões!

Em amor,

Francimar Barros Rocha
Promotora de Missões na IB Central de Campinas

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 21).