Site traz última reportagem da BSP na série sobre doações

Texto de Edna Geraldo trata de recursos financeiros
Compartilhar

Na edição especial de número 22, a Revista Batistas SP (BSP) apresentou a última reportagens da série “Doar é Amar”. A publicação referente ao último trimestre de 2020, abordando os meses de setembro a dezembro, abordou a doação de recursos financeiros.

A BSP é o veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP)

A série teve início com texto sobre a doação de sangue e plaquetas e foi seguida por reportagem que falou da doação de bens materiais. Já a terceira abarcou a doação de leite materno a bancos de leite humano e a quarta trouxe a doação de tempo. Todos os conteúdos foram produzidos pela colaboradora da CBESP, a jornalista Edna Geraldo. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores.

Partilha valorosa*

Reportagem de Edna Geraldo

Cuidado em diversas fases da vida humana exige bastante atenção e disposição a doar (Fotos: AdobeStock)

Quando falamos em doação de recursos, a contribuição em dinheiro é um dos principais tipos que nos vem à mente. Ela é a mais usada, tanto por quem deseja ajudar quanto pelas organizações, instituições ou pessoas, que podem empregar essa renda para inúmeras necessidades do dia a dia, e podem ser esporádicas ou mensais, desde que acompanhadas para verificação de seu bom uso. Esse é o tema da última reportagem da série “Doar é Amar”.

“Meu avô, Samuel, era um contribuinte assíduo com as agências missionárias, e meu pai, Silvio, e meus tios seguiram seu exemplo. Agora, eu e minha família, minha esposa, minha mãe e minha irmã, continuamos contribuindo financeiramente com missionários das nossas agências, pois entendemos a importância desse ato, além de devolvermos fielmente o dízimo de nossas receitas”, conta Silvio Pereira do Valle Júnior sobre o histórico dos Pereira do Valle na doação de recursos financeiros para Missões.

Idosos e crianças precisam de atenção

Esse prazer em contribuir financeiramente tem reflexo também na Primeira Igreja Batista de Garça, onde a família congrega. “A igreja sempre entendeu sua responsabilidade na cooperação denominacional, e, nos últimos 13 anos, a participação da PIB de Garça no Plano de Cooperação Batista tem sido ininterrupta”, relatou pastor titular Edson Almeida.

“Em nosso caso, mesmo no período de oito anos construindo o edifício de educação, não deixamos de, fielmente, contribuir financeiramente com a obra missionária e com o Plano de Cooperação. Isso porque cremos que o Senhor estava suprindo, tem suprido e suprirá a igreja em suas ações”, ressaltou.

Além dos projetos missionários que dependem desse suporte financeiro para continuarem com suas atividades, a carência de recursos para manutenção de atividades assistenciais é uma dificuldade para instituições do terceiro setor, inclusive àquelas ligadas à denominação no cenário estadual.

Gente bem cuidada vive mais e melhor

O Lar Batista de Crianças, que conta com cinco creches, sete abrigos e três outros projetos sociais no Estado, atende 1.500 crianças nessas três modalidades. Recebendo um recurso de 80% de suas necessidades do poder público através de um termo de colaboração, a organização sem fins lucrativos supre os outros 20% com recursos próprios, provenientes de doações de pessoas físicas, jurídicas e eventos realizados pela instituição, informou o presidente da instituição, pastor Marcelo Longo.

Com capacidade para atender 38 idosos, o Recanto dos Avós hoje conta com 23 internos. “Nossa maior necessidade atualmente é justamente de recursos financeiros para cobrir a folha de pagamento dos funcionários, pois não recebemos nenhum tipo de ajuda financeira governamental, e nossa receita vem do pagamento dos idosos, que supre apenas 40% de nossas despesas. Também recebemos cerca de 15% em ofertas de igrejas, de pessoas físicas e de jurídicas”, disse o pastor Hélio Dibiasi, vice-presidente da associação gestora do local.

Para a reportagem da Batistas SP, Harumi Kakugawa, gerente de Missões da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), enfatizou a importância financeira para a obra missionária. “Para nós, como crentes, é um privilégio poder participar das diversas ações missionárias, envolver-se com doações, auxiliar direta ou indiretamente nos campos missionários, conveniados e associados da CBESP. São inúmeras as necessidades, deixemo-nos ser usados por Deus e sejamos pontes na obra missionária investindo financeiramente, assim também com nossos dons e talentos e especialmente com nossas orações”, destacou.

Como outras organizações filantrópicas, a Casa Acolher necessita também desse apoio para garantir atendimento a irmãos batistas que estão em tratamento de câncer na cidade de Barretos. “Vemos como é importante e necessária a doação de recursos financeiros, principalmente neste tempo de dificuldades, pois quantas organizações filantrópicas, principalmente, não morreram neste tempo de pandemia por falta de recursos financeiros? É certo que muitas! Mas nós, povo de Deus, temos a oportunidade de, além de nossas orações, ofertar, doar financeiramente àqueles trabalhos que, muitas das vezes, lutam para sobreviver,” encorajou o pastor Marcelo Rateiro, presidente da Casa, acerca do empenho no cuidado com a instituição.

Você pode direcionar sua contribuição financeira para instituições batistas que cooperam para atender necessitados

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 22).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson