Batistas SP 20 MAR 2020 ÀS 12H10

Homens partilham sobre importância da maturidade

Artigo da UMMBESP integra edição da Batistas SP

Por CBESP

Com intuito de abençoar o povo batista, a União Missionária Masculina Batista do Estado de São Paulo (UMMBESP) compartilhou reflexão sobre o crescimento espiritual rumo à maturidade cristã. O artigo para a Revista Batistas SP (BSP) foi escrito pelo presidente da UMMBESP, Valdir Elias. 

Outros conteúdos da BSP18 já foram publicados, como o que abordou os 50 anos da Rádio Trans Mundial (RTM), o texto com dicas de livros para ler nas férias e outro sobre doação de sangue e plaquetas, os artigos do presidente da CBESP e do diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM-CBESP), e outros elaborados pelas organizações batistas do estado paulista. A reportagem principal fala da perspectiva profissional e de empreendedorismo cristãos. Todas as edições da BSP estão disponíveis gratuitamente para download aqui.

Até chegar a estatura!*

Todos nós, cristãos evangélicos, em particular, os Batistas, temos a Bíblia como regra de fé, manual do fabricante, livro de Deus. Ela tem resposta para todas as perguntas feitas no passado, que estão sendo feitas hoje, e que se farão no futuro. Isso está ligado à presciência e onisciência de Deus. A Bíblia tem resposta, Jesus é a Resposta. Filósofos dão respostas que a Bíblia tem: “Estar satisfeito consigo mesmo é considerar-se terminado e constrangido ao possível da condição do momento” (Mario Sergio Cortella). Filósofos, intelectuais, acadêmicos, estudiosos, iletrados, porém, ouvintes compenetrados, dão respostas que a Bíblia tem, porque são repositórios da Palavra de Deus, até mesmo sem ter consciência. 


A Palavra de Deus é a fonte de toda edificação (Canva)

Observamos pessoas em todas as faixas etárias com doenças do presente século: ansiedade e depressão. Penso que isso seja consequência de um círculo vicioso: Querer para “hoje” o que não é possível = frustração = depressão. A receita para curar as doenças de todos os tempos está na Bíblia (Eclesiastes 3.1, I Pedro 5.6-7, Isaías 40.29-31).

'Crescer, aperfeiçoar, tem sido palavra de ordem'

É preocupante o desfecho na vida de muitas pessoas que não têm buscado ajuda do alto e nem ajuda de pessoas preparadas profissionalmente. As pessoas têm chegado a extremos: suicídio, dependência química, desalento. Temos uma missão muito importante estar ao lado do irmão, como Paulo estava no momento quando o carcereiro ia se suicidar. Paulo disse: “Não faça isto, nós estamos aqui.” 

Nossa geração é marcada pela competição, até mesmo dentro de nossos arraiais. Crescer, aperfeiçoar, tem sido palavra de ordem. Isso é bom, tira as pessoas da zona de conforto, porém, o crescer e o aperfeiçoar devem estar sob a ordem do Mestre Jesus. 

Não devemos nos sentir pressionados e nem relaxados diante de todos os desafios, sejam eles na família, na igreja, no trabalho, no mundo acadêmico. Uma coisa nos faz avançar: contamos com a companhia de Jesus! Ele diz: “Eis que estou convosco todos os dias.” 

Valdir Elias Marcelino
Presidente da UMMBESP

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 18).