Organizações 20 OUT 2018 ÀS 10H00

Jovens compartilham como foram os dias do Conjubesp

Texto fala de declaração de fé e momentos na IB Estoril

Por Nícholas Bié

A JUBESP reuniu-se de 12 a 14 de outubro na Igreja Batista do Estoril, na cidade de Bauru, para as programações do 50º Congresso da Juventude Batista do Estado de São Paulo (CONJUBESP), tratando dos temas ideologias, vocação e missões, sobre a ótica do plano perfeito de Deus para os jovens, na divisa de Provérbios 16:3.

Congresso celebrou juventude (Gustavo Braga/JUBESP)

Durante os três dias, jovens de 17 JUBAS (Juventudes regionais) foram inspirados a entender que no mundo atual, somente uma cosmovisão sólida, o despertamento vocacional e a promoção missões pode nos direcionar à um contexto atuante na proclamação do Evangelho aos jovens perdidos e que sofrem em nosso Estado.

O CONJUBESP, que voltou a ser realizado em uma igreja depois de 20 anos (nesse período foi realizado em acampamentos e chácaras), teve formato dinâmico com palestras, debates, painéis de produção de conteúdo movimentando os presentes, além de celebrações abertas a toda comunidade batista de Bauru e região, nas noites de sexta-feira e sábado, e na manhã de domingo.

A programação contou com mensagens dos pastores Sidney Machado, da IB do Marapé em Santos, Bruno ("Brunão") Ramos, da Missão Batista Underground de Paraisópolis - São Paulo, Mario Sergio Carvalaho, o Marinho, da IB Betânia no Rio de Janeiro, e encerrando o congresso, pastor Adilson Santos, diretor executivo da CBESP e presidente nacional da OPBB. Na parte musical, a viola caipira do talentoso jovem Vitor Quevedo, da PIB de Araras, Banda CONJUBESP (formada por jovens inscritos no congresso), e o conjunto de louvor da Igreja Batista do Estoril, louvaram a Deus junto com os presentes.

Resultado do trabalho desenvolvido foi a confecção de um manifesto dos presentes (leia abaixo). Ela reafirma a fé no Evangelho como cosmovisão única para os dias de hoje, sendo superior a qualquer tipo de ideologia pós-moderna, e tendo Cristo como único foco. Apresenta ainda direcionamentos ao comportamento do jovem cristão batista nesse tempo, esta declaração sintetiza, ainda, o sentimento dos jovens batistas do estado de São Paulo, quanto à necessidade do despertamento vocacional. 

Nícholas Bié
Diretor executivo da Juventude Batista do Estado de São Paulo

Reprodução do manifesto elaborado pela juventude batista presente no Conjubesp reafirmando valores cristãos (Arte: Chico Junior/CBESP)