Opinião 08 DEZ 2019 ÀS 09H00

Bíblias com recursos ajudam a conhecer mais a Palavra

Editora traz junção de versões e opção à juventude

Por Chico Junior

Tradicionalmente celebrado anualmente no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia é um marco à fé cristã em razão de manifestar a autoridade exclusiva que pertence apenas às Escrituras Sagradas. E, para esse Dia da Bíblia, a reportagem acrescenta esse texto especial a outros dois (leia aqui e neste link) para apresentar duas edições do texto sagrado. Ambas oferecem recursos valiosos aos estudiosos e ao público jovem.

Edição agrega duas versões do texto bíblico (Divulgação)

Produzida pela Geográfica Editora, a edição comparativa traz duas versões do texto sagrado em português ao lado um do outro. As traduções são a Almeida Revista e Corrigida (ARC) e a Nova Versão Internacional (NVI).

A primeira versão é bastante difundida e aceita entre a maioria dos cristãos históricos e evangélicos brasileiros por décadas, com vocabulário mais formal e erudito. Já a NVI ganhou espaço ao longo do tempo e vem se transformando em uma das mais aceitas na linguagem contemporânea.

Versão comparativa ajuda
a perceber nuances do texto sagrado

A "Bíblia Sagrada: edição comparativa" tem 1.984 páginas e tamanho (13,5 x 20,5 cm) que permite levar na bolsa ou mesmo na mão à igreja. A capa é de luxo e as bordas em tom dourado.

Essa edição é recomendada para quem gosta de analisar as diferenças nas versões do texto sagrado e também busca ampliar o estudo das Escrituras. É sugestão ainda para pastores, pregadores e professores de escola dominical, e para quem acompanha os destaques feitos nas mensagens bíblicas. À venda nas melhores livrarias, sai por R$ 139,95.

Bíblia de estudo traz recursos a juventude (Divulgação)

Com outros recursos, a "Bíblia de estudo LIVE", também da Geográfica, é uma edição especialmente pensada nos públicos de adolescentes e jovens. A diagramação faz com que o texto bíblico da NVI fique mais fluido. Os capítulos são sinalizados com destaque em marrom, seguido por um título editorial. O nome do livro, a referência dos capítulos e a divisão escriturística aparecem no pé, próximo ao número da página.

Praticamente todas as páginas trazem pelo menos um dos materiais de apoio e/ou estéticos, como imagens ilustrativas. As capas são artísticas e com destaques em relevo. O formato é semelhante ao da edição comparativa - medida que também não vai causar nenhuma dificuldade para transportar.

Bíblia de estudo LIVE é oferta valiosa ao pensamento e à cultura do jovem

A edição oferece aos jovens leitores perguntas reflexivas com temas sensíveis e há um box chamado "mensagem de texto", que sintetiza o ensinamento sagrado e é uma proposta para o compartilhar com amigos e em grupos. Um recurso interessante é o "espaço criativo" - trecho em branco e sem linhas para escrever o que surgir no coração a partir de uma reflexão pessoal ou ao ouvir uma mensagem. Outro é a ligação entre texto e contexto no Antigo Testamento com Jesus. 

Ponto positivo também é a proposta da editora em gerar interação entre leitores por meio de um site especial que possibilita postagem de produções próprias, como fotos, poemas, anotações, feitas como resultado de experiências com Deus. A "Bíblia de Estudo LIVE" custa R$ 117,29.