Missões 20 SET 2019 ÀS 14H15

Integridade e finanças fecham 4º módulo do JOSUÉ

Preleções abordaram santidade e equilíbrio nas contas

Por Chico Junior
Esposas e filhos dos pastores tiveram atividades específicas para ambos nesse Módulo IV do Projeto Josué (Fotos: Renato Osis/CBESP)

Terminou ontem (19) no Acampamento Batista "Mary Elizabeth Vaughan" em Sumaré o encontro de três dias do Módulo IV do Projeto Josué, proposta missionária da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) para abençoar com capacitação, mentoria e financeiramente, pastores de igrejas pequenas do Estado. Quarta e quinta-feira tiveram preleções dos pastores Abner Morilha e Daniel Ventura, e palavras inspirativas dos pastores William Quintela e Genilson Vaz, e do seminarista e gerente administrativo da CBESP Ákilla Vicente.

Pastor Daniel (OPBB) trouxe temas da tecnologia aos ministros

Já as mulheres dos pastores ouviram exposições de Jôse Vaz e de Natália Ventura, e as crianças receberam momentos de diversão e edificação com integrantes da equipe Viralarte Cia. Teatral, dirigida por André Milano, o criador dos bonecos Missionaldo e Missionildo - que participaram da Campanha de Missões Estaduais 2017. As atividades realizadas na capela foram transmitidas simultaneamente pela página da CBESP no Facebook.

Na quarta, 18, os três períodos contaram com a devocional feita pelo pastor William, diretor do Seminário Teológico Batista do Centro do Estado de São Paulo, compartilhou reflexão sobre texto de Tito 2.11-15. Ela foi seguida pela mensagem do pastor Daniel sobre autoconhecimento, o qual também ministrou à noite falando sobre a tecnologia e o ministério pastoral. A abertura da celebração noturna foi feita pela pastor Edmilson Lara (PIB Peruíbe - Peruíbe), 2º secretário da CBESP. Entre esses dois momentos houve, à tarde, a palestra do pastor Abner, na qual abordou a missão e propósito.

Já a quinta-feira, pastor Abner tratou do valor essencial da integridade para vida pessoal e ministerial do obreiro. Foi distribuído e proposto um pacto de pureza entre os pastores. E, finalizando sua participação e o módulo, Daniel explorou princípios de educação financeira apontando a importância do equilíbrio nas contas. Veja no vídeo abaixo alguns momentos desse módulo. A próxima edição acontece em março.

Viralarte Cia. Teatral trabalhou com as crianças nos 3 dias

O Projeto Josué teve início em junho de 2018 e é proposta missionária da CBESP para oferecer atualização ministerial, teológica e complemento do sustento a pastores de igrejas menores. Ele possui quatro frentes de atuação. A primeira delas aborda capacitação e auxílio no sustento ministerial para pastores de igrejas pequenas.

Na sequência, a 2ª fase da proposta prevê revitalização das ações missionárias já realizadas pelo território paulista. Já a 3ª frente é levar treinamento específico para cada macrorregião atendida pela CBESP. E, por fim, a 4ª fase visa a chegar com o Evangelho a cidades ainda sem presença batista.

Uma plataforma virtual específica possibilita associações, igrejas, pastores e todo o povo batista adotar o Projeto Josué a partir de qualquer valor. A adoção pode ser feita também ligando diretamente para o escritório da Convenção Batista do Estado de São Paulo (11-3866-6710).