Igrejas 08 FEV 2017 ÀS 09H00

Penha completa 85 anos de missão pelo Reino

Igreja comemora aniversário neste fim de semana

Por Chico Junior
Penha completa 85 anos de missão
Tempo de festa e de louvor, igreja se reúne para a adoração

A Primeira Igreja Batista da Penha está em alegria por completar 85 anos no próximo fim de semana. Para os membros ouvidos pela CBESP, a data é festiva também por mostrar uma comunidade comprometida com o Evangelho e olhando para frente. 

Em 1952, quando tinha só 9 anos, Daniel Chimara viu os pais, José e Placidina Chimara, trabalharem juntos com a primeira geração dos fundadores da Penha. “Já passei por quase tudo. Eu vi diversos pastores, do pastor Domingos [D’Attílio, que assumiu em 1946] a agora com o pastor Eliezer [Victor, titular na Penha desde 2015]”. 

Daniel estudou música, graduou-se em Direito, e continuou atuando na Penha. Aos 21 foi eleito regente e ficou nessa função por 25 anos. Hoje aos 73, cita que a filha e a neta herdaram o gosto pelo ministério da música. Dedicação de uma família de musicistas.

Nesses anos de serviço, Daniel diz ter visto a “igreja crescer muito, como uma família”. Comenta que a PIB da Penha foi se modernizando, sendo contemporânea, mas sem perder o caráter de uma igreja com princípios batistas.

Crescer e evoluir sem romper com a tradição

Jonia colaborou para a campanha do atual templo da Penha

Jonia Cerqueira Campos trabalha na PIB da Penha há quase 42 anos. A primeira secretária se lembra do templo antigo, que ficava na Rua João Ribeiro, e recorda a participação na campanha da construção do atual. Ela diz que o tempo trouxe um crescimento acentuado. A membresia saltou de 400 para os mais de 2.000 membros.

“O que me chama a atenção é a questão da espiritualidade. O estudo da Bíblia é o maior atrativo para frequentar a Igreja Batista da Penha”, disse sobre o compromisso com as Escrituras. Jonia citou ainda o envolvimento em missões e a ação social. 

Época de deixar sementes

Os tempos são marcas também para o pastor Eliezer Victor, que percebe a tradição e a renovação em seu próprio ministério. “Essa é uma característica da Igreja Batista da Penha: olha pra frente, mas está fundamentada nos valores da palavra de Deus”, afirmou sobre o fato de ser um jovem ministro, com 34 anos, diante de uma igreja de tanta história. Ele disse ainda que da mesma forma como houve semeadura antes, agora é o tempo dele de semear.

Para as celebrações de aniversário, a comemoração terá no primeiro dia a presença das 13 igrejas-filhas, fundadas pela Penha, e da igreja-mãe, a centenária Primeira Igreja Batista do Brás, que dirigirá a celebração. Haverá ainda participação do coral e o preletor será o pastor Marco Peres, pastor da PIB do Brás.

“É um trabalho progressivamente conduzido claramente por Deus. A igreja foi sempre se completando nesses anos.” Daniel Chimara

ANOTE: A Primeira Igreja Batista da Penha fica na Rua Caquito, 222. As celebrações de aniversário acontecem no sábado (11), às 19h30, e no domingo (12), às 19h.

Regente, Daniel trabalhou na área de música por 25 anos