Batistas SP 14 OUT 2020 ÀS 16H43

UFMBESP aponta confiança em soberania e providência

Mulheres trazem palavras de alento em reflexão

Por CBESP

O destaque da liderança da União Feminina Missionária Batista do Estado de São Paulo (UFMBESP) para a edição 20 da Revista Batistas SP (BSP) recaiu sobre a soberania divina. A diretora executiva da instituição, Mirian Barbosa, tratou desse assunto bíblico-teológico a partir do viés pastoral priorizando o resultado do cuidado de Deus sobre sua criação, e sobre Seu povo.

Veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), a BSP20, cujo tema principal foi solidariedade, circula exclusivamente em versão digital. A edição traz ainda a terceira reportagem da série "Doar é amar", abordando a doação de leite materno. Esse conteúdo vem sendo produzido pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. A revista apresenta também outros conteúdos, como os artigos escritos pelas lideranças das organizações batistas do estado de São Paulo. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores. As revistas estão disponíveis no Aplicativo CBESP.

Soberania de Deus*

“O Senhor está no Seu Santo Templo;
que todos se calem na sua presença.” (Hc 2.20)

Pequenos - nós e planeta estão sob cuidado divino (Canva)

Os momentos em que mais temos dificuldades para ver as evidências da presença de Deus são aqueles de grandes dificuldades e sofrimentos. Em meio às circunstâncias adversas, há uma tendência de tirarmos conclusões erradas, e acharmos que Deus nos abandonou.

Habacuque foi um profeta de profunda força emocional, que clamou a Deus por respostas aos problemas que viu em Israel. Na expectativa da espera, ele exclama: “Ó Senhor Deus, até quando clamarei pedindo ajuda, e tu não me atenderás?” (Hc 1.2). Mas no fim ele conclui: “O Senhor está no seu santo Templo”.

A constatação do profeta é um lembrete
para a humanidade neste momento

Essa constatação do profeta é um lembrete para nós neste momento tão conturbado que vivemos: O Senhor, o Soberano, está no controle de tudo. Algumas coisas podem estar totalmente fora do lugar e confusas; saber que o Senhor está no seu santo Templo é libertador, tranquilizador. Não importa quão difíceis estejam as circunstâncias, o Senhor reina!

Aquieta-te diante do Senhor e aguarda por Ele! 

Mirian Vasconcelos Damasceno Barbosa
Diretora Executiva da UFMBESP

* Reproduzido da Batistas SP (Ano IV / Edição 20).