Missões 18 SET 2019 ÀS 10H20

Módulo IV do Projeto Josué continua nesta quarta-feira

Encontro em Sumaré teve entrega de painéis solares

Por Chico Junior
Dinâmicas e rodas de conversas foram atividades realizadas no primeiro dia do 4º módulo do Projeto Josué (Fotos: Renato Osis/CBESP)

A Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) abriu ontem (17) os três dias do Módulo IV do Projeto Josué, iniciativa missionária da CBESP para abençoar com capacitação, mentoria e financeiramente, pastores de igrejas pequenas do Estado. A programação é realizada no Acampamento Batista "Mary Elizabeth Vaughan", equipamento do povo batista do estado paulista em Sumaré que vem recebendo melhorias progressivamente. A celebração contou com a presença de membros da Diretoria da CBESP, das lideranças das organizações convencionais e de autoridades públicas. A solenidade culto teve transmissão simultânea pela página da Convenção no Facebook.

Vitor Quevedo e Tânia Kammer ministraram louvor juntos

Na abertura, o presidente da CBESP, pastor Genilson Vaz, e o diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM) da CBESP, pastor Adilson Santos, enfatizaram a alegria de dar início ao quarto encontro ministerial. O violeiro Vitor Quevedo fez parceria com a ministra Tânia Kammer, presidente da Associações dos Músicos Batistas (AMBESP), para ministração do período de louvor.

A preleção inicial ficou com o pastor Roberto Silvado, ex-presidente da Convenção Batista Brasileira e ministro da Igreja Batista do Bacacheri (PR). Houve também mensagem do pastor Daniel Ventura, diretor executivo nacional da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB). Ele falou sobre mentoriamento e a importância do ministro no cuidado de sua própria família. "Uma família unida ao redor da cruz é bênção e saúde para a vida ministerial", declarou. 

Adoção ao Projeto Josué pode ser feita por igrejas,
associações e pessoas físicas a partir de qualquer valor

Pastor Silvado falou sobre ser ministro na contemporaneidade

Enquanto pela manhã pastor Silvado ministrou sobre pastores disruptivos para um momento contemporâneo, na volta, à tarde, retomou a palavra falando sobre o pastor como um discípulo multiplicador também na esfera pessoal. Ele fez dinâmica com os participantes e propôs troca de experiências e incentivou o compartilhar. "Discipulado não é algo cognitivo. Discipulado é vida na vida", disse. À noite encerrou sua participação no módulo complementando a exposição sobre o tema e num tempo de perguntas e respostas. 

No encontro, houve momento cívico com a execução do Hino Nacional na viola de Vitor Quevedo, que antecipou a oração pelas autoridades e a inauguração simbólica dos painéis solares. A energia solar passará a abastecer o acampamento em Sumaré reduzindo a despesa com eletricidade. A instalação é resultado de aliança estratégica entre CBESP e Pleroma Solar, junto com Embracon e WE Brazil Energy. Representantes das empresas de energia estiveram na abertura.

Acompanhando os maridos, as esposas dos pastores participam pela primeira vez de um módulo e, nesta quarta, receberão palestras especialmente voltadas a elas. A atividade que acontece na capela principal será transmitido pela página da CBESP. O pastor Daniel Ventura continua hoje a ministrar aos pastores.

Empresários, diretores e autoridades perto dos painéis solares 

Com início em junho de 2018, o Projeto Josué é proposta missionária da CBESP de oferecer atualização ministerial, teológica e complemento do sustento a pastores de igrejas menores. Ele possui quatro frentes de atuação. A primeira delas aborda capacitação e auxílio no sustento ministerial para pastores de igrejas pequenas.

Na sequência, a 2ª fase da proposta prevê revitalização das ações missionárias já realizadas pelo território paulista. Já a 3ª frente é levar treinamento específico para cada macrorregião atendida pela CBESP. E, por fim, a 4ª fase visa a chegar com o Evangelho a cidades ainda sem presença batista.

Uma plataforma virtual específica possibilita associações, igrejas, pastores e todo o povo batista adotar o Projeto Josué a partir de qualquer valor. A adoção pode ser feita também ligando diretamente para o escritório da Convenção Batista do Estado de São Paulo (11-3866-6710).

À noite, pastor Genivaldo orou pelo retorno do pastor Silvado à Curitiba, e sua esposa, Rita, intercedeu pelas mulheres e pelas famílias