Diretor do Colégio Batista trata de vestibular e carreira

Compartilhar

Pensar na profissão que vai escolher e na carreira a seguir é uma tarefa complexa e, em geral, delimitadora da transição entre a fase juvenil e a vida adulta. Essa circunstância é o mote do texto escrito pelo diretor geral do Colégio Batista Brasileiro, professor Gézio Medrado. O artigo faz parte da edição 18 da Revista Batistas SP (BSP), veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP).

A publicação deste escrito no site da CBESP acompanha outros já divulgados, como o artigo dos diáconos (ODBESP), a reflexão sobre púlpitos e igrejas saudáveis, a reportagem sobre os 50 anos da Rádio Trans Mundial (RTM), dicas de livros, além da primeira reportagem de uma série sobre doações. Todas as edições da BSP estão disponíveis gratuitamente para download aqui.

Vestibular e a carreira*

O vestibular é uma das mais desafiadoras fases para os alunos do Ensino Médio, pois abre o caminho para a escolha da carreira profissional.  

Escolha da carreira é um fator importante na vida (Canva)

As expectativas alimentam as dúvidas, que devem ser tratadas com a importância que merecem. A presença dos pais é fundamental no apoio da escolha da carreira, abrindo portas e janelas nesse momento precioso. 

As escolas, no Ensino Médio, fomentam ações de cunho social, estratégias de autoconhecimento em situações cotidianas, orientações embasadas em princípios e valores etc. Essas ações criam margens que delimitam esse rio de possibilidades que os alunos estão atravessando. 

Aqui, em nosso Colégio (Perdizes e Bauru), a semana de Orientação Profissional mostra a trajetória de ex-alunos (hoje profissionais de destaque), e convidados renomados compartilham suas vivências com os jovens alunos. 

Para o vestibular, algumas dicas: estudo organizado e disciplinado; equilibrar o que precisa ser estudado e o que precisa ser apenas revisado; administrar o tempo e a forma de estudar. Manter o foco é crucial! A receita do sucesso é formada por três ingredientes infalíveis: esforço, dedicação e organização. A aprovação é só o resultado dessa combinação. 

Gézio Duarte Medrado
Diretor geral do Colégio Batista Brasileiro

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 18).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson