Obras de referências tratam de escola bíblica e Coríntios

Compartilhar

Duas obras significativas para o estudo das Escrituras estão contempladas neste texto de hoje (16) no site da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Um dos títulos é produzido pelo erudito em Novo Testamento, o professor Gordon Fee. A obra é publicada pela editora Vida Nova. Já a “Bíblia da Escola Bíblica” é edição da Sociedade Bíblica do Brasil e conta com um excelente grupo de educadores cristãos. Ambos os livros são imprescindíveis à biblioteca de estudiosos do texto sagrado.

Comentário enriquece compreensão do texto (Divulgação)

Lançamento trazido aos estudiosos e acadêmicos brasileiros pela Vida Nova, o “Comentário Exegético de 1ª Coríntios” é mais um primor a incrementar essa série de publicações. O título recebe destaque por ser fruto das pesquisas realizadas ao longo de três décadas por Gordon Fee, erudito professor emérito de Estudos do Novo Testamento e autor de diversos outros livros na área exegética, como “Manual de exegese bíblica” e o clássico “Entendes o que lês?” – ambos da mesma editora. 

Pelas 1.138 páginas, Fee traz argumentos consistentes e explicita suas posições, como no trecho de 11.2-34, ao tratar da relação homem/mulher no culto e ao rebater o auto-exame como validação para a participação na Ceia Memorial em face do comportamento cristão à mesa. E isso tudo sem polemizar, mas sim, fundamentando os leitores. 

Vertido ao português por Marcio Loureiro Redondo, a tradução colabora na fluidez das construções frasais, geralmente curtas e diretas – elementos valiosos na compreensão de textos densos como este. A diagramação também ajuda ao resolver de modo inteligente a presença das notas de rodapé, as quais debulham bem a gramática grega do trecho examinado, oferecem análise de versões e indicações de outras referências literárias. A obra é vendida por R$ 215,90. 

Bíblia apresenta recursos à educação cristã (Divulgação)

Recheada de recursos para o ensino cristão, a “Bíblia da Escola Bíblica” é mais uma preciosidade oferecida ao povo de Deus pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Editora Cristã Evangélica. Em suas quase 2.000 páginas, os leitores encontram quadros e tabelas informativos, artigos facilitadores e orientadores com sugestões para explanar e explicar determinadas passagens ou ensinamentos com qualidades. A preocupação da obra abarca do indivíduo a pequenos grupos. Notas pedagógicas e devocionais cuidam de alimentar o professor – há também versão para a aplicação na vida do aprendiz/discípulo. Roteiros instruem como lecionar para diferentes públicos, como crianças e adultos, por exemplo. 

O projeto gráfico contribui bastante ao estabelecer índices para encontrar com facilidade os conteúdos de apoio. Ponto forte também é a caixa com outra versão bíblica em paralelo à clássica do texto sagrado da Almeida Revista e Atualizada a fim de ampliar o entendimento de algumas passagens-chave. Há ainda textos iniciais que servem de roteiro à formação de professores e facilitadores. 

Vencedora de Prêmio Areté 2018, a obra tem excelente acabamento visual e de material, sendo produzida em outros tons (vermelho e preto). Idealizada pelo educador e pastor batista Lécio Dornas, ministro na First Baptist Church Windermere (EUA), e elaborada por equipe de colaboradores pedagógicos, a “Bíblia da Escola Bíblica” é ferramenta essencial para preparar ministros de educação religiosa, pastores e professores, e para o melhor desenvolvimento de respectivas aulas – sejam para a congregação local ou em disciplinas introdutórias de seminários ou faculdades teológicas. Custa R$ 154,90.

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson