Capelania Hospitalar

Compartilhar

Em meados de 2015, a pedido do diretor do Hospital Municipal Tide Setúbal, em São Miguel Paulista/SP, o Pr. Moisés Alves dos Santos assumiu oficialmente a capelania hospitalar daquela entidade. Isso representa uma grande conquista, tendo em vista que é reconhecido o benefício do tratamento espiritual aliado aos cuidados médicos prestados aos internos em hospitais, bem como a seus familiares.

Em São Caetano do Sul, cerca de 60 pessoas foram treinadas na área de capelania hospitalar e várias estão exercendo o ministério voluntariamente no Leprosário de Mogi das Cruzes. Outras fazem as visitações em hospitais de Santo André.

Em Campinas e Jundiaí, foram realizadas promoções missionárias, com ministração de cursos, além de um curso na igreja de Ermelino Matarazzo.

Ainda, segundo o Pr. Moisés, há um importante projeto em andamento: a oficialização da capelania no Hospital dos Pimentas, em Guarulhos, onde já está atuando a capelã Vera. Os primeiros contatos com a diretoria do hospital já foram estabelecidos. Estejamos em oração para que mais esse projeto se concretize.

Ainda este ano será implantada, no Hospital Municipal Tide Setubal, uma área de música, em parceria com a Igreja Batista de São Miguel.

Além disso, outros cursos de capacitação serão ministrados: Tanatologia (Ciência da Morte), na PIB de Taboão da Serra; Capelania Hospitalar, em São Carlos e São José do Rio Preto; e Cuidados Paliativos, na cidade de Propriá, no Estado de Sergipe, em parceria com a PIB do Brás.

Um breve testemunho

Há alguns meses, um garoto de apenas oito anos foi atropelado junto com sua mãe, quando saíam da igreja. Enquanto estava sendo atendido, teve algumas convulsões, embora seus exames estivessem normais. Foi quando sua mãe explicou que havia se separado do pai, por causa das muitas brigas, as quais o garoto presenciava com frequência. 

Diagnosticado com quadro de stress, que causava as convulsões, o garoto foi perguntado se tinha alguma mágoa do pai.

– Não, ele respondeu. Eu sei que em Cristo somos irmãos e eu amo meu pai, porque Deus manda que a gente ame os irmãos. Eu oro todas as noites para que meu pai se converta, e eu possa ver minha família restaurada em Cristo.

Nesse momento, toda a equipe que vinha atendendo o garoto, o capelão e os treinandos ficaram muito comovidos e, junto com ele, oraram por toda a família.

Motivos de oração

. Que o Senhor continue dando força e coragem para o bom desenvolvimento do ministério.

. Pelos pacientes assistidos e suas famílias.

. Pelas diretorias dos hospitais onde se realizam os trabalhos de capelania (Ermelino Matarazzo e Tide Setubal).

. Pela vida do missionário e sua família.

. Por mais mantenedores do ministério.

Desafios

. Implantação de Capelania Hospitalar em Taboão da Serra e no Hospital Municipal Tide Setubal (Guarulhos).

. Treinamento e reestruturação na cidade de Propriá (Sergipe).

. Continuidade da mobilização missionária, com a conscientização da importância do tratamento espiritual em conjunto com o atendimento médico.

Acompanhe

Publicações relacionadas

Movimento de Oração

  Essa pequena sigla tornou-se muito conhecida e usada em nosso vocabulário nos últimos tempos.  É o famoso Global Positioning System ou, em português, Sistema

Testemunho da Cristolândia

  Poucas são as vezes que testemunhamos sobre as maravilhas e milagres que Deus realiza em nossas vidas. Até agora não consegui entender por que

Noite de Missões

No dia 14 de julho, aconteceu a Noite de Missões, dentro da programação da Semana Batista. O momento musical ficou por conta do M.M. Weley,

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório