Voluntariado requer gente que queira doar seu tempo

Compartilhar

ATUALIZADO EM 05/07/2021, ÀS 17H15

Na edição especial da Revista Batistas SP (BSP), referente ao trimestre de julho a setembro de 2020, o veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) trouxe a penúltima reportagens da série “Doar é Amar”. A temática visou abordar possibilidades e aspectos de atos e atitudes de generosidade. Os conteúdos foram produzidos pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. A reportagem publicada na BSP21 mostrou a doação do recurso singular do tempo.

A abertura tratou de doação de sangue e plaquetas e foi seguida por texto que falou da doação de bens materiais. Já o terceiro abarcou a doação de leite materno a bancos de leite humano. As revistas oferecem outros conteúdos, como artigos das lideranças batistas do Estado e de São Paulo. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores. As publicações estão disponíveis também na seção de conteúdo do Aplicativo CBESP.

Remindo o tempo*

Reportagem de Edna Geraldo

Serviço voluntário está na primazia da doação do tempo pessoal e da generosidade cristã em abençoar pessoas necessitadas (Canva)

Os primeiros versos do capítulo 3 do livro de Eclesiastes tratam da questão do tempo, em muitos aspectos. Há tempo de nascer e morrer e, nesse intervalo, muitas outras coisas tomam nossa atenção: plantar, colher, derrubar, edificar, chorar, rir, e tantas outras atividades que nos obrigam a administrar bem nosso tempo. 

Não obstante, muitas pessoas doam parte de seu tempo a diversas formas de atividades. A Batistas SP ouviu para esta quarta reportagem da série Doar é Amar alguns desses voluntários, e todos são unânimes em dois pontos: doar parte de seu tempo é mais simples e gratificante do que se pensa; e o voluntário é alguém mais beneficiado do que aquele a quem se estende a mão. 

Quem estende a mão anuncia o Evangelho (Canva)

Exemplo disso é o ministério Abençoados, motoclube cristão. Esse ministério é composto por motociclistas que, entendendo as necessidades de pessoas e instituições, doam parte de seu tempo para entrega de cestas básicas, bem como coleta e distribuição de donativos. “Agradecemos ao Eterno por nos permitir sermos doadores, mesmo sendo carentes e necessitados”, disse o pastor Marcos Vicente, líder do ministério. Os motociclistas se doam recolhendo e distribuindo alimentos, roupas, fraldas, material de limpeza, cobertores e tampinhas de plástico, abençoando, além de pessoas, instituições como Recanto dos Avós, Lar Batista de Crianças, Hospital do Amor de Barretos, entre outras. 

“Nosso ministério tem em seu DNA a doação. O Abençoado é aquele que abençoa, pois somente quem abençoa é abençoado, e isso o leva a abençoar outros. Aquele que não abençoa, não doa. E não doa porque não é abençoado”, conclui.

Mão de obra ajuda tanto quanto outras doações (AdobeStock)

Segundo definição das Nações Unidas, “voluntário é o jovem ou o adulto que, devido a seu interesse pessoal e ao seu espírito cívico, dedica parte do seu tempo, sem remuneração alguma, a diversas formas de atividades, organizadas ou não, de bem estar social, ou outros campos”. E o mundo presencia, neste tempo, inúmeros exemplos de voluntariado, como é o caso da psicopedagoga Jordana Tavares, da cidade de Americana.

“O trabalho voluntário sempre foi incentivado em minha casa desde a infância, e acredito que todos nós, que somos privilegiados de alguma forma, devemos ajudar na construção de um mundo melhor através da doação e do amor. Então, para ser voluntário basta, apenas, ter a vontade de ajudar, porque podemos contribuir de diferentes formas”, destacou ao citar ações de doação de horas em atividades.  

Jordana relatou ainda que teve o “prazer de poder ajudar” em um evento em prol do “Hospital do Amor”, em Barretos. “Fui convidada por uma amiga, que me trouxe a oportunidade de retribuir e agradecer o bem que esta instituição fez à minha família. Foi um domingo de muita alegria, dedicação e amor”, compartilhou.

Nos períodos de férias escolares ou de trabalho, feriados prolongados, eventos específicos ou calamidades como desastres ecológicos e incêndios, e mais atualmente, nessa época de pandemia, pode ser observado o desprendimento de pessoas dispostas a doar seu tempo. 

Nesse contexto pandêmico, o pastor Edson Almeida, da Primeira Igreja Batista de Garça, convidou a psicopedagoga Flávia Cerqueira Oliveira (47) e técnica em administração Isabella Araujo de Almeida (23) para pensarem em um modo de atender as crianças através de um trabalho virtual, com o intuito de manter os “encontros” tão necessários em tempos de distanciamento. 

Doar é construir um mundo melhor através do amor 

Com formações, idades e rotinas distintas, ambas se prepararam para o desafio de atender as crianças através de um “culto” on-line. A ação ganhou reforço de Victor Abreu (27), formado em Ciências da Computação (leia relato pessoal no box), e Denis Dias (37), gestor em Tecnologia da Informação. O tempo livre das tardes de sábado desse quarteto foi doado para levar o Evangelho aos pequenos. 

No Brasil, o Dia Nacional do Voluntariado é lembrado em 28 de agosto, e internacionalmente é comemorado em 5 de dezembro, data proclamada pela ONU, ambas com o objetivo de reconhecer e destacar a ação das pessoas que doam tempo, mão de obra e talento para causas de interesse social e para o bem da comunidade. 

O trabalho voluntário é uma atividade bem democrática. Isso porque ele beneficia todas as pessoas envolvidas, ou seja, faz bem tanto para quem recebe quanto para quem se doa.

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 21).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson