‘Doar é amar’ na BSP aborda doação de bens materiais

Compartilhar

Na edição extemporânea de março-abril da Revista Batistas SP (BSP), a publicação oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) deu seguimento à série de reportagem “Doar é amar”, produzida pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. O assunto desta vez trata das doações de recursos materiais, como roupas, mobilhas e equipamentos eletroeletrônicos.

Além deste conteúdo, a BSP19 trouxe em sua reportagem principal abordagem significativa sobre meio ambiente e presença do ser humano, bem como a influência e responsabilidade da Igreja de Cristo a respeito desta temática. A capa aponta a importância de um dos recursos mais importantes à vida – a água -, presente também numa das duas ordenanças batista.

Excepcionalmente, a BSP19 está disponível apenas na versão digital

Publicação oficial da CBESP, a BSP19 oferece ainda homenagem a missionárias pelo Mês das Mulheres e artigos das organizações batistas do estado paulista. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores.

Muito bem a entregar*

Reportagem de Edna Geraldo

Campanhas para doar roupas, móveis, eletrodomésticos, alimentos e outros recursos são mobilizadas com certa frequência a fim de atender situações de desastres ou catástrofes, como ocorreram recentemente nos estados paulista, mineiro e capixaba. Incentivar e promover atitudes generosas e compassivas é o objetivo da série “Doar é Amar”. Essa é a segunda reportagem trazida pela Batistas SP.

Toca age como serviço de entroposto, diz Liberio (Divulgação)

Em São Paulo, a Convenção Batista do Estado São Paulo (CBESP) engajou igrejas para arrecadar itens de primeira necessidade por conta das fortes chuvas no começo do ano. Além de colocar a sede de Perdizes como um dos três pontos à disposição para a entrega das doações, o diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM) da CBESP, pastor Adilson dos Santos, foi enfático ao apelar às igrejas e aos pastores batistas para a demonstração de misericórdia. “Precisamos nos unir para ajudar as pessoas que perderam tudo nas enchentes, uma vez que temos famílias que precisam de colchões, fogões e itens de primeira necessidade. São pessoas, evangélicas ou não, que estão precisando de nossa ajuda”, declarou. Toda arrecadação coletada foi levada às áreas necessitadas pelo ministério motociclístico Abençoados, liderado pelo pastor Marcos Vicente.

“Precisamos nos unir para ajudar as pessoas”
Pastor Adilson Santos, diretor executivo do CAM-CBESP

Atuando como ligação, a Organização Toca do Estudante, vem servindo a muitas pessoas nas duas pontas: àqueles que pretendem passar bens e a outros que precisam receber algo. “Acabamos sendo um entreposto, e isso nos faz muito bem, pois pela Casa Toca passam itens de todos os gêneros, que sempre acabam por ajudar a quem precisa”, reparte o presidente da instituição, missionário Zé Liberio, sobre os moldes da iniciativa executada há anos pela instituição batista. “Isso é repassar. Doar vai mais além. Trata-se daquilo que, mesmo que nós tenhamos a mesma necessidade que o outro, abrimos mão em favor daquele que é mais necessitado”, completou. Recentemente a Toca fez essa intermediação ao levar móveis e materiais de construção a uma família necessitada.

Com o propósito de tornar melhor a vida de pessoas na região do Vale do Ribeira, no interior paulista, a ONG SALVAR promove, tanto em igrejas quanto com pessoas dispostas a apoiar, a arrecadação de roupas, calçados, alimentos e diversos produtos para doação. A organização é presidida por Marcelo Fedoruk, membro da Primeira Igreja Batista de Araçaíba, no município de Apiaí, também no Interior. 

“Quando entregamos as doações, falamos e direcionamos (aos receptores) para que tomem cuidado com as roupas, calçados e demais doações que recebem, ensinando a cuidar do que recebem, e isto tem dado retorno”. Nos dias de distribuição, uma caixa para doações é colocada no local, e muitas famílias trazem donativos, pois cuidaram daquilo que receberam antes e fazem questão de devolver para abençoar outras famílias. Algumas pessoas falam que pegam “emprestado” na ONG, e tem de cuidar para, depois de usarem por um tempo, devolver da mesma forma que receberam.

Fedoruk esclarece que é muito importante conscientizar as pessoas que recebem as doações para que estas sejam valorizadas. “Não se pode doar simplesmente, pois quem recebe não dará valor ao que foi recebido. É também muito importante não criar dependência. Por isso, apresentamos valores morais e éticos às famílias.”

Doação envolve diferentes tipos de bens e recursos (Canva)

Outra instituição voltada para a coleta de doações, especificamente de alimentos, é a ONG Banco de Alimentos, que recolhe alimentos que perderam o valor nas prateleiras, mas ainda se encontram em perfeita condição de consumo. A proposta da organização é antecipar o descarte de legumes, massas, frutas, entre outros. Essa ação é feita por empresas parceiras que doam os excedentes à instituição. Daí, a ONG repassa tudo a entidades sociais cadastradas no projeto. “Essa distribuição permite a complementação nutricional de refeições servidas para milhares de crianças, jovens, adultos e idosos na cidade de São Paulo, todos os dias”, argumenta a organização.Criada em 1998 pela economista Luciana Quintão, além de distribuir os alimentos aos necessitados cadastrados, a instituição ainda oferece cursos exclusivos e mensais de capacitação para o aproveitamento integral dos mantimentos, com cozinheiras, cuidadores, voluntários e auxiliares das instituições atendidas. Em janeiro, a ONG arrecadou 26.653,55 kg de alimentos entre os parceiros cadastrados.

Fundado na Inglaterra em 1864 e com bases cristãs, o Exército da Salvação é centenário e conhecido pela sociedade por atuar com população mais carente. No Brasil desde 1922, promove auxílio aos necessitados, e ao longo dos anos vem atendendo diversos grupos sociais que tem em comum a falta de perspectiva de vida e de futuro.

As doações recebidas pelo Exército da Salvação são revertidas principalmente para as crianças, com brinquedos distribuídos no Dia das Crianças, sopa para os que têm fome e outros produtos recebidos em doações vendidos em bazares, e cujos recursos são revertidos para trabalhos assistenciais, como Lutas pelos Direitos das crianças e adolescentes, combate ao trabalho infantil, e criação de centros educacionais para acolhimento institucional e atendimento sócio educativo.

Em resumo, cada pessoa e igreja pode contribuir e se mobilizar para ações pontuais e diversas de doações e/ou repasses de bens e recursos, conforme a disponibilidade de mobilização, a fim de atender aos necessitados das proximidades ou mesmo de localidades mais distantes. 

SERVIÇO

SALVAR – Sustentabilidade para o Alto Vale do Ribeira
(11) 4110-0907/ (11) 98938-5209
www.salvarvale.org.br

Organização Toca do Estudante
(11) 99540-8812
liberio@usp.br

Banco de Alimentos
(11) 3674-0080 
info@bancodealimentos.org.br 

Exército da Salvação
(11) 4003-2299
www.exercitodoacoes.org.br

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 19).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson