Existem iniciativas que aparentemente são muito tímidas. Parecem ser pequenas demais. Por certo, muitas pessoas dão passos bem maiores e têm iniciativas bem mais relevantes. Mas há também pessoas que nem chegam a dar o primeiro passo. Por isso, um pequeno passo não pode ser desprezado: talvez ele seja um grande avanço para quem estava estagnado ou até mesmo andando para trás.
Quando um pequeno passo significa uma mudança real, uma iniciativa necessária ou até decisão crucial para o futuro podemos dizer que ele é um grande avanço. Aliás, em geral o grande começa pequeno, com uma decisão aqui, uma atitude ali e, na somatória de vários movimentos, assim algo vai sendo formado e torna-se grande.
Nunca tenha medo ou vergonha de dar um pequeno passo. E, mesmo que alguém zombe ou compare o seu pequeno passo ao grande passo de outro, ainda assim, dê. Seja firme e simplesmente dê o primeiro passo. Talvez ele não seja tão poderoso, emocionalmente falando, mas se é um passo correto em direção a um presente ou futuro melhor, então dê. E lembre-se de que é passo a passo que percorremos longas distâncias.
É passo a passo que percorremos longas distâncias.
Para quem está parado, um pequeno passo será revolucionário, espetacular e relevantíssimo. Para quem está andando para trás, um pequeno passo será um retorno ao avanço e uma mudança brusca de direção. E para quem já está dando alguns passos, um pequeno passo pode ser a concretização de um avanço, pode ser o último detalhe que está faltando.
Valorize os pequenos passos, sejam eles em forma de atitudes, decisões, mudanças de rotina, implementações, novas ideias ou qualquer outro processo de avanço. E aprenda a celebrar os pequenos passos, não os despreze nem finja que não são importantes. Agora mesmo alguém está começando uma caminhada e ela exigirá um passo por vez. Vamos caminhar?