Dizia o pai das Missões Modernas: ”Esperai grandes coisas de Deus. Empreendei grandes coisas por Deus” (William Carey).
Quando deu o primeiro passo, o Projeto Hispânico respondia a uma inquietude vivencial daquela experiência que envolve e à qual é quase impossível ficar indiferente, paralisado, sem dar uma resposta.
O Projeto Hispânico foi essa reposta esperada, que marcava o compromisso com a Grande Comissão, nas palavras de Hudson Taylor: “A Grande Comissão não é uma opção para ser considerada e, sim, um mandamento para se obedecer”.
E foi assim que, em nossa capital, vieram respostas comprometidas em abraçar esse novo desafio missionário, que desde maio de 2007 foi conquistando novos espaços de ação nos bairros onde estão as grandes concentrações de imigrantes hispânicos. Igrejas movidas por amor, por compromisso, colocaram-se na linha de quem entende que a Grande Comissão não é uma opção, mas uma tarefa para se obedecer. Louvamos a Deus porque Ele continua levantando igrejas com esse espírito de obediência missionária.
Maravilhoso é nosso Deus, que maneja os tempos e os caminhos para nos surpreender.
Quando pensávamos que a tarefa missionária entre os hispanos englobaria apenas a capital e que ir mais longe seria só um sonho, erramos. Porque Deus tinha preparado para este ano uma enorme surpresa.
Compartilhamos com a grande família batista que, em abril deste ano, demos início a novas frentes missionárias entre a comunidade hispânica em Nova Odessa e Americana, cidades a aproximadamente 130 quilômetros da capital.
A Igreja Batista Central em Nova Odessa, sob a liderança do seu pastor, Pr. Davi Liepkan, oficializou que a igreja abraça esse empreendimento e se converte em mãe do novo projeto missionário entre os hispânicos.
Nova Odessa é marcada pela história dos batistas letos, que chegaram da Europa e foram a força missionária na evangelização no Brasil. Esses episódios da História foi compartilhado pelo Pr. Reinaldo Zeeberg, que, como parte do Ministério de Missões e Evangelismo da igreja, participará vividamente dessa nova tarefa missionária.
Empreendemos grandes coisas para Deus como Associação Batista Hispânica, e, junto à Igreja Batista Central em Nova Odessa, começaremos a escrever uma nova história e um novo episódio para a comunidade hispânica por esses lados.
E no Senhor esperamos que aconteçam novos milagres em vidas hispânicas, chegando a conhecer Jesus Cristo, para a glória de Deus.
Pr. Benjamín Soto
Missionário Estadual