Ser promotor de Missões é uma grande responsabilidade e um grande privilégio concedido pelo Senhor.
Assim poderíamos descrever o promotor de Missões:
– Há algo em seu coração de suma importância e que o faz pulsar com mais intensidade: o amor por Cristo e pelas almas pelas quais Ele deu a vida.
– Trabalha incansavelmente para que vidas sejam abençoadas, salvas e o nome de Cristo glorificado.
– Seu esforço constante é conscientizar e encorajar cada crente em Jesus Cristo quanto ao cumprimento de responsabilidade na proclamação do Evangelho a todas as nações. (Mt 28.18-20, Mc 16.15,16 e 20, Lc 24.46-48, Jo 17.6-9 e 20.19-21).
– Ama o que Jesus ama e seu engajamento é para que haja cada vez mais cooperadores e intercessores em Sua obra, de todas as idades, estimulando-os para que disponham suas vidas, tempo, recursos, dons e talentos no cumprimento do Ide.
– Em seu trabalho, pode encontrar motivos para desanimar, obstáculos, na forma de grandes desafios, resistência a mudanças e aparentes derrotas. Mas não desiste, pois sabe que o Senhor o chamou para essa missão. Coloca-se na dependência de Deus, sabedor que é Ele quem o capacita, que nunca o abandonará e que o ajudará a realizar seu trabalho.
– Visionário, busca a visão e projeto de Deus para sua vida e igreja.
– Com Espírito de servo, é capaz de administrar a obra do Senhor com humildade e sabedoria.
Seu trabalho pode ser comparado à missão de Neemias. Neemias foi copeiro do rei Artaxerxes e governador de Jerusalém. Liderou a reconstrução da cidade de Davi, que passou mais de um século debaixo de escombros. Em 52 dias, levantou os muros, entre obstáculos, como falta de recursos, desânimo do povo e constantes ataques do inimigo.
Eis algus pontos da liderança de Neemias:
– Demonstrava um grande amor e identificação com as necessidades do povo.
– Era um homem de oração (Ne 1.4; 1.6; 1.11; 2.4; 4.9).
– Era um líder submisso a Deus.
– Não se deixava levar por vaidades pessoais e era um homem de integridade.
– Tinha motivos para desanimar diante dos obstáculos, mas, diante das lutas, demonstrava coragem, amor à obra do Senhor e comprometimento.
O amor, a integridade, a determinação e o trabalho desse grande líder podem ser comparados ao de promotor de Missões.
Querido promotor, nos dias atuais, há muito a ser reconstruído na humanidade que está em calamidade espiritual, material e moral. Os desafios são grandes e Deus conta com pessoas como você para levar cura, restauração e libertação a muitas vidas.
Haverá momentos em que seu trabalho poderá lhe parecer sacrificial e solitário, mas não esmoreça! Deus é contigo! Nunca o deixará sozinho e sempre levantará cooperadores para cumprirmos os Seus planos. Continue avançando, em submissão e oração ao Senhor.
Continue se esforçando, mobilizando sua igreja, ajudando-a a crescer espiritualmente e a ter a compreensão do papel relevante que tem, quanto às tantas pessoas que carecem de Cristo. Buscando sempre ter um coração ensinável, desafie e seja desafiado a realizar grandes feitos para Deus.
William Carey, o pai das Missões modernas, enquanto realizava uma obra brilhante na Índia, disse: “Faça grandes coisas para Deus e espere grandes coisas de Deus”. O que ele queria dizer era que nós deveríamos continuar trabalhando com toda dedicação, transformando essa semeadura em uma grande colheita.
Deus aumentará os resultados de todo o seu esforço! Continue avançando, multiplicando discípulos, sendo um agente transformador para que sua igreja seja missionária e multiplicadora, sendo bênção à sua comunidade e ao mundo.
Que o Espírito Santo de Deus lhe oriente, capacite e que, através de sua dedicação à obra do Senhor, você seja usado cada vez mais para proclamação do evangelho de Cristo a todas as nações.
Deus abençoe abundantemente sua vida!
Rosilene Marvulli
Ministério de Missões e Evangelismo
Primeira Igreja Batista em Ourinhos