Manhã e tarde de quinta, 30/11, acolheram a 82ª Assembleia do Conselho Geral (CG), da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). A programação acontece durante o CBESP Total, encontro de atividades e capacitação ministerial realizado no Acampamento Batista “Mary Elizabeth Vaughan”, em Sumaré.
A assembleia do CG abrigou a segunda pauta do CBESP Total, cujo início foi na terça (28) com o “Cuidar do Missionário”. Esse período visa ser um momento de refrigério para os missionários CBESP, e também um tempo de ouvi-los e aos seus respectivos testemunhos.
CBESP Total agrega atividades
e capacitação ministerial
Logo após o café da manhã, o bloco inicial ontem teve reflexão bíblica trazida pelo vice-presidente da CBESP, pastor Elias Soares. A palavra abordou o texto sagrado II Samuel 1.17-27. “O que fazemos é arrastar pessoas à presença gloriosa do Senhor”, disse o pastor acerca dos tempos difíceis vividos pelos cristãos, e, em especial, pelos próprios missionários. A meditação das Escrituras foi seguida pelos testemunhos dos missionários CBESP.
O primeiro foi o pastor Jouma Khalil, que falou sobre o trabalho entre refugiados árabes. O casal Aline e Luis Carlos trouxe as ações feitas no município de Cardoso. A plantação de igreja em Ituverava esteve nos destaques do casal Eliana e Sebastião Santos.
Imagens do evento estão
nas redes sociais da CBESP
As apresentações prosseguiram com a missionária Laíde Vendramini, que atua e coordena mais de 100 voluntários na capelania em 20 unidades prisionais do Estado. O casal Lilian e Josemir Pereira expôs a plantação da igreja em Arapeí. Pastor Freddy Yavi compartilhou como a mão de Cristo Jesus vem operando entre os imigrantes hispanos na Capital.
Plantando igreja em Vargem Grande, pastor Helenon Campos apresentou a necessidade dos batistas alcançarem a região da Mantiqueira. A Equipe CBESP visitou a localidade em viagem missionária no mês de março de 2023 na gravação para a campanha #PazCompartilhe.
Clique aqui e envie
sua oferta missionária
Missionário nas cidades do Alto Vale do Ribeira, Marcelo Fedoruk atua há mais de 20 anos num dos lugares com menor índice de desenvolvimento (IDH) e o mais pobre no estado paulista. Pastor Oséias Ribeiro compartilhou sobre o desafio de ministrar a Palavra de Deus nos presídios do interior do estado de São Paulo.
Encerrando as apresentações missionárias, o pastor Raimar Cavalcante expôs como a mensagem do evangelho do Senhor vem abençoando o município de Cândido Mota.
Diretor executivo interino da CBESP, pastor Alípio Coutinho Jr. trouxe, já no período da noite, mensagem bíblica e conduziu momento de reflexão acerca de propostas e estratégias.
“Encontro de Associações” encerra a agenda do evento CBESP Total
A ministração da ceia memorial fechou a atividade na capela e também a celebração. Um momento de diversão e confraternização com a brincadeira “elefante branco” no refeitório concluiu o encontro “Cuidar do Missionário”.
A agenda do primeiro dia na programação missionária começou na terça, 28, e contou também com a apresentação dos trabalhos dos missionários e dos desafios nos respectivos campos. A iniciativa teve dois blocos, um à tarde e o outro à noite.
O primeiro momento teve testemunhos e desafios apresentados pelos missionários Leandro de Lima, Wanderson Baessa, Lídia Gomes, e Cesar Marson. A sequência contou com Benjamin Soto, o casal Ezilma e Nivaldo Souza, e José Liberio. Já a pauta do segundo bloco foi encerrada com as falas dos missionários Sônia de Lima, Giovani Gonçalves, e o casal Almyr e Suely Chaffin.
A programação do CBESP Total conta ainda com a primeira agenda do “encontro de associações”, que recebe a liderança das 44 associações das igrejas locais na noite de quinta, 30/11. Esse evento continua na manhã de sexta, 1º/12, e, por fim, encerra os quatro dias de atividades em Sumaré. Essa é a 2ª edição do CBESP Total, a primeira foi realizada pela Convenção Batista do Estado de São Paulo em 2022.