No dia 14 de julho, aconteceu a Noite de Missões, dentro da programação da Semana Batista. O momento musical ficou por conta do M.M. Weley, da IB Ebenezer. As Juntas de Missões Nacionais e de Missões Mundiais trouxeram os desafios para o Brasil e para o mundo, enquanto Missões Estaduais apresentou muitos dos projetos para nosso Estado.
As macrorregiões do Estado foram apresentadas pelo Pr. Marcelo Rateiro, que explicou aos convencionais, de forma clara e objetiva, quais os objetivos, propostas e desafios dos missionários itinerantes, um importante trabalho, que vem sendo feito com o intuito de aproximar as igrejas da convenção, e mais: auxiliar as que ainda não são filiadas a fazerem seus cadastros.
Em um bate-papo descontraído, a gerente de Missões Harumi Gianastácio, o Pr. Zé Libério, da Toca dos Estudantes, e o Pr. Marcio Biazzi, da PIB São José do Rio Preto, falaram sobre a Campanha de Missões e os desafios missionários.
No momento intitulado “Histórias que o campo conta”, as missionárias Lídia e Laíde apresentaram uma pequena esquete, com algumas irmãs vestidas com a tradicional roupa de presidiária, relatando um pouco das experiências vividas dentro dos presídios paulistas, onde atuam.
Outro destaque foi o Pr. Diego, que durante cinco anos trabalhou entre comunidades rastafári. Atualmente, o missionário também faz parte da equipe pastoral da IB em Vila Euro, onde é pastor de jovens e adolescentes, além de coordenar o projeto de plantação de uma igreja alternativa, a Ras Shalom, visando alcançar rastas urbanos, simpatizantes e uma juventude pós-moderna, que busca espiritualidade, mas é avessa à religião e a templos religiosos convencionais.
Também foi apresentado o projeto de Plantação de Igrejas, pelo Pr. Leonel Carvalho, importante trabalho desenvolvido pela CBESP, tendo em vista o grande número de municípios paulistas sem a presença batista.
Pr. Zé Libério falou sobre as duas igrejas de estudantes: a Toca Comunidade Cristã – TCC, no Butantã, ao lado da USP, na capital, e a Comunidade do Estudante Universitário – CEU, ao lado da UNICAMP, em Campinas. Contou também sobre as Tardes Universitárias, que reúnem estudantes, em igrejas de várias cidades, para bater um papo, e sobre a plantação de igrejas de estudantes fora do país, como as já organizadas na Argentina e na Itália, entre outras iniciativas.
Encerrando a noite de Missões, o Pr. Adilson Ferreira dos Santos, novo diretor executivo da CBESP, trouxe uma reflexão em Atos 11.19-26.
Agradecimento: Edna