Um dos elementos mais importantes no desenvolvimento psíquico de um adolescente é a socialização. Estamos falamos do processo de busca pela independência psicológica e emocional dos relacionamentos familiares. Os relacionamentos que o adolescente estabelece com colegas e amigos da mesma idade, suas relações com professores, líderes e figuras de admiração fora do círculo familiar, oferecem crescimento e amadurecimento necessários para a vida adulta.
Socializar-se significa se relacionar com pessoas diferentes e com as quais haja troca de experiências, isso colabora para que o adolescente desenvolva sua individualidade. Este intercâmbio de experiências e histórias dos adolescentes acontece na escola, na igreja e também em clubes e equipes esportivas, por exemplo.
Ainda em franco desenvolvimento, o adolescente tem poucas referências do que seja bom ou mau para si mesmo, e por isso é importante que o adolescente tenha ambientes seguros onde possa exercitar a socialização. É um momento em que a educação e as experiências familiares entram em cena e o adolescente pode aprender a tomar decisões por si próprio.