Dona Ruth Alves Flora nasceu em 27 de maio de 1922, em Diamantina (MG). É filha de Anna Motta e Juvenal Alves Pereira. Converteu-se e foi batizada em 1941 pelo pastor Antônio Flora de Oliveira.
Casou-se com o pastor Antônio Flora em 2 de abril de 1942, na Primeira Igreja Batista em Corinto, também em Minas Gerais. São seus filhos: Yone, Ivone, Ivo, Ivete, Iva, Ido, Isnar e Íris. Tem 10 netos e seis bisnetos.
Ao lado do esposo, ela serviu em igrejas como a própria PIB em Corinto e a Igreja Batista de Indiana (SP). Deu apoio à Congregação em Martinópolis e em Boa Vista de Martinópolis, ambas em Presidente Prudente, também à Igreja Batista em Paraguaçú Paulista (SP), Interinato em Anhumas, Varpa, Bandeiras, Campinho e Viradouro, Igreja Batista de Novo Horizonte, Igreja Batista em Jaborandi, Igreja Batista de Barretos. Apoiou ainda as igrejas em Bora, Sapezal e Quatá, e na organização da Igreja Batista em Vila Medeiros (SP).
Ruth Flora é a esposa de pastor
com mais idade em São Paulo
Com a aposentaria do pastor Flora, o casal se transferiu para a PIB do Brás, onde por anos atuou como professora da Escola Bíblica Dominical. Em 1975, voltaram a pastorear e organizaram a Igreja Batista em Vila Pires, na cidade de Santo André, em 25 de julho de 1976. Ali ficaram até 26 de novembro de 1976, quando o pastor Flora foi chamado por Deus.
A irmã Ruth mudou-se para Atibaia com sua primogênita, Yone, onde vive até agora com 98 anos de vida bem vividos servindo a Deus e à denominação com amor e esmero.
Vida de trabalho e fidelidade é homenageada
por servir como incentivo e motivação na jornada cristã
A União de Esposas de Pastores Batistas do Estado de São Paulo (UEPBESP) louva a Deus pela vida frutífera e abençoadora de dona Ruth e deseja que Deus lhe conceda mais anos para que, como os 16 heróis da fé descritos em Hebreus 11, ela continue servindo de inspiração a esposas de pastores em seus ministérios, sejam eles iniciais ou veteranos.
* Texto escrito por Ivone Flora Zwerchowski, filha de Ruth Alves Flora, coordenadora das Mulheres Cristãs em Missão da Igreja Batista de Vila Pires, em Santo André , e pela presidente da União de Esposas de Pastores Batistas do Estado de São Paulo (UEPBESP), Rita Odwyer Andrade.