Terminou nesta quinta-feira, 20, o Módulo II do Projeto Josué, iniciativa da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) de atualização ministerial e teológica de pastores de igrejas pequenas. Os participantes ouviram sobre o valor do ético-moral da vida do ministro, abordagem científica contra o aborto, orientações para pregações bíblicas, e cuidados psico-emocionais.
Chamado de “pastor dos pastores do Projeto Josué”, pastor Irland Pereira de Azevedo abriu as atividades da quarta-feira, 19. Ele ministrou logo pela manhã um período de meditação sobre o caráter do pastor, assunto essencial para a condução do pastorado segundo as Escrituras Sagradas.
Pastores participantes também
conduziram louvor e adoração
A programação do encontro realizado desde terça no Acampamento Batista em Sumaré foi seguida de louvores à moda caipira ministrados pelo cantor Vitor Quevedo, que tocou algumas músicas do seu novo trabalho (“Vida na Roça”).
O pastor Eliezer Victor, titular da Primeira Igreja Batista da Penha, localizada na zona leste da capital paulista, palestrou por três períodos do dia sobre princípios de homilética, a arte e ciência da preparação e exposição de mensagens. Doutorando em homilética, pastor Eliezer revisou as normas gerais de como elaborar mensagens bíblicas. Ressaltou a importância de a mensagem ser sempre embasada nas Escrituras. À noite, deu dicas gerais de oratória. Ele chegou a se emocionar ao falar desse privilégio concedido por Deus aos Seus servos.
Sob a direção do seminarista e gerente administrativo da CBESP, Ákilla Vicente, a manhã do terceiro dia foi aberta também com período de adoração.
A primeira exposição de ontem (20) foi feita pelo professor Lourenço Stelio Rega, diretor da Faculdade Teológica Batista de São Paulo (FTBSP). Ele tratou sobre abordamento a partir da perspectiva ética, tema contemporâneo e abordado pelo teólogo recentemente na audiência pública no Supremo Tribuna Federal e assunto também da Revista Batistas SP.
A Convenção preparou um resumo em vídeo
do encontro a partir das fotos (veja no YouTube)
A palestra na tarde de ontem sobre depressão, burnout e suicídio com o pastor e psicólogo Abner Morilha foi transmitida ao vivo pelo Portal Água Viva, empresa de mídia parceira da CBESP. O vídeo estará disponível em breve no site e nas redes sociais da Convenção. A preleção terminou com período de perguntas e respostas e com intercessão entre os participantes, orando pela vida emocional do ministro e de sua família.
O término da noite teve exposição específica ao grupo de mentores (veja foto ao lado). Pastor Abner é o coordenador do programa de mentoreamento do Projeto Josué. A preleção para os mentores seguiu até as 21h. Um álbum dos dois encontros do evento será publicado nos próximos dias nas redes sociais da CBESP.