Vivemos um ano atípico. Em 2016, a crise econômica se intensificou, o Brasil pediu o impeachement da presidente, grandes empresários e políticos na cadeia, um acidente que poderia ser evitado interrompeu a vida de 71 pessoas, acabando com quase o time inteiro da Chapecoense, deixando de positivo a certeza de que o ser humano pode ser solidário ao sofrimento alheio, isso vimos claramente na atitude dos colombianos e em várias partes do mundo.
Como denominação Batista e como Igreja do Senhor Jesus, somos também afetados pelas turbulências externas e internas. Somos desafiados diariamente a navegar nesse contexto social, político e econômico, cheio de incertezas. Internamente, precisamos ser responsáveis na colheita das consequências de erros cometidos ao longo do tempo, sem deixar que o desânimo e a desconfiança se instalem entre nós. Não somos perfeitos. Todos erramos. Reconhecer onde falhamos, suplicar o perdão do nosso Deus, corrigir a rota, arrumar a casa, planejar o futuro, manter a UNIDADE – é tudo o que se espera do Povo de Deus chamado Batista, neste momento.
Temos de ser JOSUÉS e CALEBES … Temos toda uma “terra prometida” em São Paulo para conquistar. Josué e Calebe admitiram a existência de gigantes, de muralhas e opositores na sua “geografia de conquista”. Entretanto, a convicção de que Deus estava com eles no trajeto, de que as muralhas poderiam ser derrubadas e os gigantes vencidos era tão forte, que eles não se intimidaram diante dos semeadores de desânimo.
Devemos manter nossa FÉ e DEPENDÊNCIA de Deus. Só Ele pode nos dar a vitória.
Devemos manter nossa UNIDADE. Sozinhos, isolados, nos enfraquecemos. Atuando juntos, temos mais força, geramos sinergia e otimizamos recursos. Devemos buscar cada vez mais SANTIDADE. Pecado e desobediência afastam a presença e o poder de Deus. Atitudes como a de “Acã” trazem derrotas ao povo de Deus.
O Ano Novo se apresenta. Deixemos todo desânimo e pessimismo e renovemos no Senhor a esperança de dias melhores!
Vamos “percorrer São Paulo levando o Evangelho do Reino…”
Que 2017 seja um ano de vitórias para as nossas 1.278 igrejas e 438 congregações.
Que todos os pastores e membros de nossas igrejas sejam abençoadíssimos nessa nova etapa, neste Novo Ano!