Dois mil e quinze foi um ano de grandes desafios para a Missão Batista em Libras de Rio Preto, pois foi um ano em que os surdos começaram a fazer as visitas, estudos bíblicos e até mesmo discipulados sozinhos, com vistas ao crescimento espiritual necessário para eles. Começamos com algumas lutas, mas sempre acreditando que Deus pode mudar a história e a realidade de nossa igreja.
No começo do nosso trabalho, fizemos uma árvore de EVA, com mãozinhas, e cada nome que os surdos lembravam, escreviam nessa árvore. Sempre estamos orando por esses nomes, sabendo que Deus, em Seu tempo, irá dar o crescimento e a resposta.
Foi também um ano de treinamentos, pois tivemos o privilégio de participar dos treinamentos do CEFLAL – Centro de Formação para Líderes da América Latina – através da CBE – Coalizão Brasileira de Esportes, que sempre foi feito para ouvintes.
Foi realizado o 1º CEFLAL LIBRAS (do mundo), em Belém, sendo que o Fernando Reis, membro surdo da Missão em Libras e com chamado para ser missionário, foi o primeiro surdo da região sudeste a fazer esse treinamento. Eu também pude participar, como facilitadora, colocando, assim, em prática tudo que aprendemos.
Quero compartilhar o testemunho de dois surdos.
Antônio é um surdo por quem sempre orávamos, bem como por sua família. Eles não frequentavam a igreja, até que, um dia, ele me pediu para comemorar o seu aniversário lá. Falei que sim e que iríamos fazer uma grande festa (que, na verdade, foi um culto de agradecimento a Deus).
Decoramos a igreja e compramos uma Bíblia para dar de presente a ele. Hoje, ele frequenta a igreja, com sua esposa e dois filhos.
Outro testemunho que quero destacar é o caso de um menino surdo, que não tem família e vive em uma “Casa Lar”. Ele tem nove anos de idade e está na fila de adoção.
Consegui “apadrinhamento” na Justiça e, todo mês, ele fica comigo por alguns dias. Juntos, vamos à igreja, onde ele tem contato com a comunidade surda. Mas o mais importante é que ele está aprendendo a Palavra de Deus, a semente está sendo plantada nessa pequena vida que é tão especial para Deus.
Com o crescimento da igreja, precisamos mudar para um salão maior e contamos com o apoio do Pr. Marcio Biazzi, da igreja-mãe do nosso ministério, PIB Região Norte de Rio Preto.
Assim estamos vivendo os sonhos de Deus para nossa igreja e toda a comunidade surda, crendo na Palavra de Deus: “Você está plantando, outros regarão, mas só Deus pode dar o crescimento” – I Co 3.6.
Missionária Rosana Dogani
Missão Batista em Libras de Rio Preto
Filial PIB Região Norte de Rio Preto