Muito se fala que a sociedade necessita de novos líderes! Para que eles surjam, os líderes atuais precisam orientar, educar e guiá-los pelas “ruas estreitas” do aprendizado. A questão é: quantos estão dispostos a isso? Você é um desses líderes? Quero compartilhar com você nove dicas absorvidas de ensinamentos de John C. Maxwell, americano palestrante e escritor sobre liderança e treinamento, reconhecido mundialmente.
Conheça a si mesmo; suas fraquezas e fortalezas – quanto mais nos conhecemos, mais percebemos no que temos facilidade para ajudar o próximo e mais chances teremos de sermos assertivos.
Conheça a pessoa que você quer desenvolver – precisamos identificar suas características, perceber se essa pessoa tem o perfil para iniciar este treinamento.
Defina os objetivos e as atribuições, explicando os “porquês” – falhamos quando não explicamos os porquês, nossos liderados precisam saber para onde cada atribuição os levará.
Tome tempo para conviver com eles – nessa relação, nada melhor que a convivência, pois ela gera aproximação e confiança, o aprendizado se torna mais fácil.
Permita-lhes observar você servindo e liderando – o exemplo é uma das melhores formas de treinarmos um liderado.
Dê-lhes os recursos que você mesmo necessita – você já é um líder e sabe o que precisa para sua trajetória de sucesso, sendo assim, ajude seu liderado, forneça os recursos necessário para sucesso dele.
Tenha-os por responsáveis em seu trabalho – a prática é uma das formas de aprendermos a liderar.
Dê-lhes a liberdade de errar – o erro nos incomoda, mas ao mesmo tempo nos ensina grandes lições.
Avalie e confirme-os regularmente – a maioria das pessoas não gostam de ser avaliadas, mas só assim conseguiremos avaliar seu nível de aprendizado.
Gostou das dicas? Agora é sua vez, coloque em prática e forme novos líderes.
Marco Garcia
Coach com foco na gestão de emoções e relacionamentos interpessoais