Os quase 400 ministros batistas que participaram do 77º Retiro de Pastores da seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-SP) puderam ver novas melhorias promovidas no Acampamento Batista “Mary Elizabeth Vaughan” a partir da aliança estratégica entre a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e a empresa de consórcios Embracon.
Durante o encontro que aconteceu entre 7 e 11 de janeiro, e é realizado tradicionalmente em Sumaré, os pastores viram o término da instalação do transformador de energia, cuja capacidade é de 300 Kilovoltamperes (kVAs). Fiação e postes também estavam concluídos.
Embracon apoia também eventos do povo batista,
como as Assembleias Anuais da CBESP
Segundo o pastor Jeremias Carvalho, gestor do Acampamento e técnico em eletrônica, o equipamento é suficiente para atender uma metalúrgica de médio porte. “Ele vai gerar economia e autonomia para o acampamento”, afirmou ao destacar que o dispositivo permite condição de ampliar em três vezes o consumo energético atual. A medida já faz parte do planejamento para a construção de um centro de convenções.
Ao se dirigir a todos os participantes do retiro, pastor Jeremias desafiou os colegas a utilizarem mais o espaço. “Faça um ‘day camp’. Se juntem com outras igrejas. Podem nos procurar.” Ele também antecipou a realização de retiro para filhos e filhas de pastores, promovido em conjunto pela CBESP, OPBB-SP e juventude batista (JUBESP) e programado para o segundo semestre.
A revitalização e modernização dos espaços já incluem reforma da capela principal, com aumento de capacidade mediante a troca dos bancos de madeira por cadeiras estofadas, implementação de sistema climatizado, substituição de forros e telhamento de um dos alojamentos, entre outras ações, com a instalação de uma tenda adjacente – também com ar-condicionado.
Como ato simbólico e de gratidão ao Senhor, a Diretoria da CBESP junto com um grupo de pastores agradeceram a Deus pelos benefícios concedidos. Ministro na região de Sumaré há quase quatro décadas, o pastor Marcos Raeder foi o intercessor da ocasião. Ele também orou em atitude de agradecimento a Jesus pela família Vaughan, doadora da área no município de Sumaré.
O recurso direcionado diretamente para Sumaré é resultado de percentual dos consórcios adquiridos a partir da plataforma Consórcio Batista. “Quando o povo batista, igrejas, pastores e membros adquirem uma cota, está participando do projeto de fazer cada vez mais o Acampamento Batista de Sumaré um lugar de todos os batistas do estado de São Paulo e de suas famílias”, disse o diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM) da CBESP, pastor Adilson Santos.
Com o tema “Pastores sensíveis ao Supremo Pastor”, o 77º Retiro da OPBB-SP contou com preleção dos pastores Roberto Amorim de Menezes, da Igreja Batista do Farol, de Maceió (AL), e João Emílio Cutis Pereira, da Igreja Batista do Irajá (RJ). Por motivo de saúde, o pastor Hélio Schwartz Lima, emérito da PIB da Penha (SP), não pôde participar.
A revitalização em Sumaré também consiste no projeto de ampliação do auditório e de novas suítes, buscando atender melhor famílias, igrejas e denominação
Em uma de suas falas, o pastor João Emílio disse que ver e ouvir sobre as melhorias era motivo de “orgulho”. “Já estive em vários acampamentos no Brasil, mas o que estou vendo aqui alegra o coração”, declarou ao enfatizar a importância de parcerias em busca de preservar e manter o patrimônio denominacional. Para adquirir o conteúdo das preleções do retiro, entre em contato com Samuel Moreira, da Água Viva Produções, pelo e-mail h2ovivaproducoes@gmail.com.