O tempo voa, não podemos perder tempo. Precisamos fazer bom uso do tempo que Deus nos dá. Todos nós recebemos a mesma quantidade de horas, o dia é de 24 horas igual para o pobre e para o rico.
O autor de Eclesiastes diz que “há tempo para todo propósito debaixo do céu, há tempo de nascer, e tempo de morrer”. Ninguém escapará da morte, todos no seu devido tempo passarão por ela.
“Há tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou, tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derribar, e tempo de edificar; tempo de chorar, e tempo de rir, tempo de prantear, e tempo de dançar; tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e tempo de abster-se de abraçar; tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de deitar fora; tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar; tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz”. (Eclesiastes 3.1-8)
Há o tempo kairos (palavra grega que significa “oportuno”, o tempo de Deus) e também o chronos (tempo cronometrado), precisamos fazer bom uso do tempo e não perdermos tempo. Na ocasião certa, no tempo oportuno Deus age em nossas vidas, precisamos estar sempre prontos e disponíveis para fazer o que Ele deseja.
O salmista no Salmo 90 diz que “mil anos aos olhos do Senhor são como o dia de ontem que passou, e como uma vigília da noite”. O verso 10 diz: “A duração da nossa vida é de setenta anos; e se alguns, pela sua robustez, chegam a oitenta anos, a medida deles é canseira e enfado; pois passa rapidamente, e nós voamos”.
A exemplo do salmista, precisamos orar e pedir a Deus o que ele pediu: “Ensina-nos a contar os nossos dias de tal maneira que alcancemos corações sábios.” (Sl 90:12)
Que Deus nos ajude a administrarmos bem o nosso tempo, fazer uma boa gestão do tempo, pois ele é muito precioso.
Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal, Mogi das Cruzes (SP)
Bacharel em Teologia e pós-graduado em Aconselhamento Bíblico