A Primeira Igreja Evangélica Batista em Pindamonhangaba completou 78 anos de história no dia 28. O culto de celebração teve como tema “78 anos adorando a Deus e abençoando a comunidade” com a presença do preletor Daniel Simões, pastor da IB Memorial de São Paulo. Os louvores foram conduzidos por Ana Carolina Galvão, também da Memorial, junto ao coral Harmonizando a Fé e o conjunto masculino “Santuárius”.
O evento teve também a presença do diretor executivo da Associação das Igrejas Batistas do Cone Leste Paulista, José Baptistella, e de missionários da JOCUM (Jovens com uma Missão).
Segundo o agente de evangelismo da PIEB de Pindamonhangaba, Elias de Freitas, a igreja busca ser uma referência em um momento onde crises se estabelecem em diversas esferas, proclamando uma palavra de esperança, fé e vida.
A igreja começou como congregação em 1937, com Francisco da Rocha, membro da IB da Liberdade. Francisco organizou na sala de sua casa a então Congregação Batista em Pindamonhangaba.
Posteriormente, o primeiro pastor da PIEB, Antonio da Silva, doou sua propriedade no centro da cidade. Em 1939, a igreja se filiou à CBB e se tornou independente, organizando até hoje cinco novas igrejas por São Paulo.
Atualmente, o ministro titular da igreja é o pastor Ésio Moreira da Silva, cujo alvo é conduzir a igreja baseado no tema “Uma Igreja viva para um Deus vivo”.
(Com texto de Elias de Freitas)