Mais igrejas manifestaram recentemente apoio e adesão ao Projeto Josué, iniciativa liderada pela Convenção Batista do Estado de São Paulo que contempla quatro frentes de atuação pelo estado paulista (veja informações mais abaixo). Elas se juntam a outras igrejas locais que já adotaram a proposta da CBESP.
Integrante da associação do Vale do Ribeira (Aibavar), a Primeira Igreja Batista de Peruíbe aderiu com votação unânime em assembleia local, realizada no final de março. A PIB Peruíbe é liderada pelo pastor Edmilson de Morais Lara, mobilizador estratégico da CBESP na região de Registro.
“Estamos felizes em apoiar o Projeto Josué, porque entendemos a seriedade como está sendo apresentando às igrejas batistas do estado de São Paulo, visando a expansão do trabalho batista, bem como a preocupação da CBESP com as pequenas igrejas e a capacitação que será oferecido aos pastores. Vejo pela fé um novo momento histórico no desenvolvimento da obra batista em nosso Estado. E a igreja local precisa abraçar este projeto, porque somente através da cooperação podemos avançar mais e com mais rapidez e resultados”, declarou o pastor Edmilson.
A adesão à proposta também vem sendo feita por pessoas físicas, como pastores e membros, caso de alguns irmãos da Primeira Igreja Batista de Assis – tanto a igreja quanto dois membros adotaram o projeto.
A participação nessa iniciativa já foi abraçada por diversas outras igrejas, como Vila Gerte, Brás, e ainda Mauá, e Franco da Rocha, todas localizadas na Região Metropolitana de São Paulo. Fora da Grande São Paulo, a associação do litoral paulista (Aibalp) uniu o diálogo entre as 56 igrejas e fechou apoio ao projeto. Segundo a liderança da Aibalp, a meta é ter todas as igrejas locais como adotantes.
Em nova data, o módulo inicial do Projeto Josué será entre os dias 5 e 7 de junho, em Sumaré
Titular da PIB Mauá, pastor Emanuel Batista Uchôa esteve pessoalmente na sede da CBESP para entregar a minuta de adoção da igreja. “Os batistas vão se tornar novamente uma grande potência missionária no Estado, porque, igrejas que são fortalecidas se tornam missionárias”, afirmou pastor Emanuel na ocasião.
A Diretoria da Convenção vem atuando para difusão e promoção do Projeto Josué. Presidente da CBESP, pastor Manoel Ramires fez convocação aos batistas e às igrejas paulistas para que adotem o projeto (veja vídeo no canal da CBESP no YouTube). Já o diretor executivo do CAM-CBESP, pastor Adilson Santos, vem fazendo visita a pastores, igrejas, e associações para divulgar e explicar detalhes sobre essa ação da CBESP. Nesta semana, pastor Adilson foi entrevistado pela Rádio Trans Mundial para falar sobre o projeto.
Em razão de ajustes, o primeiro módulo do projeto recebeu nova data. O encontro inicial foi deslocado para a primeira semana de junho.
Saiba mais
O Projeto Josué é composto de quatro frentes:
– A 1ª fase aborda capacitação e auxílio no sustento ministerial para pastores de igrejas pequenas.
– A 2ª fase prevê revitalização das ações missionárias já realizadas pelo território paulista.
– A 3ª fase levar treinamento específico para cada macrorregião atendida pela CBESP.
– A 4ª fase visa a chegar com o Evangelho a cidades ainda sem presença batista.