‘Pausas levam a perceber como Deus age no mundo’

Compartilhar

Refletindo sobre espiritualidade a partir do texto bíblico em Salmos, a ministra de música na Igreja Evangélica Batista no Alto da Mooca Tânia Kammer faz alegoria entre a música e as ferramentas de Deus para falar à humanidade.

O texto da 2ª secretária da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo (AMBESP) foi publicado na 9ª edição da Revista Batistas SP (BSP).

A AMBESP participou da 110ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) ministrando as músicas através de equipes de louvor, coros e musicistas.

Recentemente, o presidente da Associação, ministro Marcos Emmanuel, ressaltou a importância da participação dos líderes de músicas na Pesquisa para Planejamento Estratégico, realizado pela Convenção entre líderes das igrejas batistas no Estado. 

Faça o seu cadastro e receba sem custo a edição impressa no endereço que preferir. Para fazer o download desta e das edições anteriores, basta acessar o link. Aproveite e baixe a BSP 10, que traz na capa reportagem sobre aborto.

Deus fala nas pausas*

Meditando no Salmo 32, descobri que Deus fala nas pausas. Na música, pausa é silêncio. É ausência de som. Mas a música sem as pausas não teria sentido, assim como não tem sentido frases sem as pontuações: (vírgulas, ponto final, interrogação etc.).

Ministra usa pausas musicais para fazer aplicação do Salmo 32

Pois bem. Lendo o Salmo 32, posso ver pelo menos três pausas. 

1. A primeira vem após o verso quatro. O salmista fala da alegria do perdão e recorda como estava sofrendo enquanto a mão do Senhor pesava sobre ele. Então vem a pausa. O “Selah” para refletir.

2. Depois da reflexão, ele compartilha a solução que encontrou para as suas angústias: reconhecer os erros, confessá-los e receber perdão. Segue-se mais uma pausa.

3. Ele aconselha a todos que façam o mesmo enquanto é tempo, e transmite a certeza que de agora em diante o Senhor vai preservá-lo e cercá-lo de canções de livramento. Segue-se mais uma pausa. Talvez, para imaginar como seria essa nova etapa da vida.Então, nessa pausa, o Senhor mesmo fala (atenção para a primeira pessoa na conjugação do verbo): “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir, eu o aconselharei e cuidarei de você.”

Por fim, o salmista encerra o diálogo, aconselhando a todos para “não serem como cavalos ou burros”, pois estes não têm entendimento e não obedecem a não ser pelo sofrimento (arreios, rédeas). Pelo contrário! Alegrem-se no Senhor e exultem, pois a bondade do Senhor protege quem nEle confia. 

Tânia Kammer
2ª secretária da AMBESP e ministra de música na Igreja Evangélica Batista no Alto da Mooca (CETM)

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano II / Edição 9).

Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson