Louvor e serviço fecham 114ª Assembleia CBESP na capital

Evento teve despedida e posse, e muito louvor
Compartilhar

A celebração da noite de sábado (15/7) encerrou os quatro dias da programação na 114ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), encontro realizado anualmente pela denominação no estado paulista. A agenda fechou os três anos do evento na capital paulista (2020, 2022 e 2023). Todos foram recebidos pela Igreja Batista Boas Novas, em Vila Zelina.

O encerramento contou com preleção do pastor Luiz Wagner Santos, titular da Igreja Batista Central de Guarujá, coro da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo (Ambesp) e coral Cristolândia, que comemorou os 14 anos de atuação do trabalho missionário no município paulistano. A programação foi transmitida simultaneamente pelo canal da CBESP no YouTube.

A solenidade teve ainda a apresentação de vídeo chamando o povo batista para a 115ª Assembleia CBESP, marcada para 10 a 13/7/2024. O convite à denominação no estado paulista foi elaborado pela Associação Centro Norte do Estado de São Paulo (Aibacen) e pela Primeira Igreja Batista (PIB) em São José Rio Preto, que receberam o evento em 2018.

Para a ocasião, foram escolhidos pelos mensageiros enviados pelas igrejas batistas à capital paulista como oradores oficial e substituto, respectivamente, os pastores Roberto Amorim, titular da Igreja Batista do Farol (Maceió/AL), e Marcelo Santos, titular da Igreja Batista da Graça (SP). Mais informações a 115ª edição serão divulgadas em breve.

Abertura da 114ª Assembleia

As atividades da 114ª Assembleia CBESP tiveram início na manhã de quarta, 12, com as agendas das reuniões da seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-SP), e da União das Esposas de Pastores Batistas do Estado de São Paulo (UEPBESP). A programação também realizada à tarde contou com a eleição da Diretoria da Ordem.

115ª Assembleia será em Rio Preto

Os pastores presentes reelegeram para a Presidência da Ordem o pastor Marcos Peres. Como vice-presidentes, foram eleitos os pastores Sérgio Moreira, Carlos Jones, e Nelson Pacheco. Já as Secretarias da OPBB-SP terão os pastores Hélio Dibiasi, Luciano Santágueda, e Marcos Jesus. Com liderança para o biênio, a UEPBESP realiza pleito apenas na 115ª Assembleia CBESP.

A abertura solene aconteceu na noite de quarta. A celebração teve representação de autoridades públicas. O orador da solenidade foi o pastor Segundo Almeida, titular da PIB em Mogi da Cruzes. A coordenação musical foi conduzida pelos músicos da AMBESP junto com grupo da igreja local.

Congresso INTER e Noite de Missões Estaduais CBESP

Já na quinta, 13, a 2ª sessão do encontro do povo batista trouxe o Congresso INTER, cujo tema nesta edição abordou “Unidade”. A primeira das duas manhãs contou com palestras do pastor Joelito Santos, presidente da CBESP, da psicóloga Jane Célia, 3ª secretária da CBESP, e do pastor Raphael Abdalla, vice-presidente da Convenção Batista Brasileira. A tarde seguiu com deliberações e apresentação de relatórios.

A noite do mesmo dia celebrou o espírito missionário dos batistas do estado paulista. A Noite de Missões Estaduais CBESP enfatizou o tema missionário #PazCompartilhe. A preleção foi do pastor Adilson Santos, diretor executivo da instituição. Os cânticos foram conduzidos pelos músicos que gravaram a canção “Compartilhe a paz”, música-tema da campanha 2023. Para enviar sua oferta de amor, clique aqui.

No segundo dia do momento inspirativo do Congresso INTER, as pregações foram dos pastores Eliezer Victor (PIB Penha), Erivaldo Barros (IB da Graça-BA), João Emílio Cutis (IB Irajá-RJ). Semelhantemente à manhã anterior, houve apresentação musical do casal Eduardo & Silvana. A tarde da sexta foi seguida novamente por deliberações e momentos inspirativos do quarteto “Celebração”, formado por membros da IB Boas Novas.

Despedida e chegada

A terceira noite na 114ª Assembleia CBESP ressaltou a experiência da unicidade e cooperação do povo batista com o Culto do Congresso INTER. As preleções foram dos pastores Vagner Vaelatti (titular da IB Boas Novas) e João Emílio Cutis. A solenidade também marcou a despedida do pastor Adilson Santos da Diretoria Executiva da CBESP, e a posse do diretor interino, pastor Alípio Coutinho Jr.

Presidentes eméritos da CBESP, os pastores Irland Azevedo e Vieira Rocha estiveram presentes em toda programação da 114ª Assembleia, e participaram na solenidade de despedida do executivo e posse do interino. Doutor honoris causa, pastor Salovi Bernardo também esteve na celebração. A noite teve ainda apresentação musical do coro da IB Boas Novas.

O quarto e último dia na agenda da Assembleia CBESP foi aberto com os encontros das organizações denominacionais no Estado. A programação teve as reuniões da União Feminina Missionária Batista do Estado de São Paulo (UFMBESP), da Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo (AMBESP), da Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Estado de São Paulo (ODBESP), da União Missionária Masculina Batista do Estado de São Paulo (UMMBESP), da Juventude Batista do Estado de São Paulo (JUBESP), e da OPBB-SP.

Conselheiros eleitos na 114ª Assembleia

Durante a 114ª edição do encontro convencional, houve eleição para composição de conselhos de apoio à instituição. Para o Conselho Gestor (CG), foram eleitos para quatro anos de mandato os pastores Carlos Jones (IB Brooklin), Nelson Pacheco (IB Ipiranga), Ednilson Farto (IB Jd. Irajá), e Carlos Magalhães (IB Nova Cintra).

Também fazem parte do CG, os pastores Alcidir Aparecido (IB Alto Alegre), Marcelo Santos (IB Graça), Régis Claro (IB Parque Jurema), e de Jonathas Affonso (PIB Itapema), todos por três anos. Para o período de dois anos, estão os pastores Gilberto Reis (IB Regente Feijó), Valdenir Albarral (IB Jd. Redentor), Sidney Machado (Seminário Palavra da Vida), e Luciano Santágueda (PIB Taubaté). Os pastores Nagir de Freitas (IB Jd. Brasília), Edmilson Lara (PIB Peruíbe), Josimar Junior (PIB Piracicaba), e Emanuel Uchoa (PIB Mauá), completam o quadro, servindo por um ano como conselheiros.

Já o Conselho Geral (CGE) tem por quatro anos os pastores Irland Azevedo (PIB de São Paulo), Junior Moura (IB Nova Aliança), e de Fernando Costa (IB Betel). Para três anos, estão os pastores Sylmar Hanitzshr (PIB São Sebastião), Eli Fernandes (IB Liberdade), e Darcy Sborowisk Junior (IB Vila Mariana). Por dois anos, servem Ruth Cruz (PIB Brás), e os pastores Gilson Pereira (IB Jardim Etelvina) e Alírio Barbosa Júnior (IB Getsêmani). Por fim, o pastor Marcos Peres (IEB Vila Antonieta), Jonatas Melo (IB Betel, em Santana), e o pastor Marcos Jesus (IB Jacupiranguinha), atuam por um ano.

A Junta de Educação ficou composta pelo pastor Adalberto Fagundes (IB Boas Novas, em Penápolis), Mário Meneses (IB Perdizes), Joel Garcia de Oliveira (IB Morumbi), e Sérgio Polastro (IB Jardim Bela Vista). Todos para quatro anos de atuação. Como conselheiros por três anos, estão os pastores Genilson Vaz (IB Jardim Irajá) e João Martins (IB Mato Dentro), Kátia Lereira (IB Perdizes), e o pastor Fausto Vasconcelos (IB Liberdade).

Ficam por dois anos, Patrícia Guadalupe (PIB Bauru), Eloi Lago (PIB da Penha), e os pastores Cleverson do Valle (IB Vila Natal), e Julio Sanches (IB Nova Canaã, em Sorocaba), que preside a junta. E, para aconselhar por um ano, a lista fecha com Telma Bernardo (IB Itatiba), pastor Saul Silmar Magalhães (PIB Jardim Iva), Nelson Roja Junior (IB Betel), e Ricardo Barbosa da Conceição (IB Ebenézer).

Por fim, o Conselho Fiscal (CF), terá por três anos Pedro Lúcio dos Santos (PIB Brás), e os pastores Paulo Sérgio Moreno (IB Nova Esperança) e Joel Guimarães (IB Nova Cidade). Para atuar por dois anos, estão Anaíldes Oliveira (IB Bandeirante), Emerson Rodrigues (IB Nova Esperança), e o pastor José Edmilson dos Santos Filho (IEB Jardim Popular). O serviço por um ano como conselheiro será de Dina Ghenov (IB Paulistana), e dos pastores Osvalnir Ferreira da Costa (IB Itaberaba), e Marcelo Rosa (IB Inúbia Paulista), que exerce a relatoria do CF.

Diaconia realizada com esmero

Com dedicação em todos os três anos, a equipe de voluntários da IB Boas Novas atendeu aos mensageiros com amor e serviço cristãos. Oferecendo, inclusive, oportunidade aos participantes da 114ª edição de abençoar o fundo solidário através dos recursos levantados pela cantina.

A transmissão diária contou com os profissionais da equipe da igreja local e com a parceira Osis Produções, responsável pelos materiais produzidos nos últimos três anos pela CBESP. Embracon, Rede Batista de Educação CBESP, RTM, Avila Company, Lar Batista, Christian Hall, Missões Nacionais, Work Plastic, Acrílicos Futura, MCL Travel e Peregrinos, foram os demais parceiros no evento.

Outros detalhes do evento estão disponíveis pelas hashtags #114AssembleiaCBESP, #CongressoINTER #AssembleiaCBESP. Mais momentos do encontro serão publicados na Revista Batistas SP. Siga e se inscreva nos perfis sociais da CBESP (YouTubeFacebookInstagram e Twitter).

Essas imagens da 114ª Assembleia estarão no Facebook da CBESP (Fotos: Daniel Pimentel/Osis Produções/CBESP)
Acompanhe

Publicações relacionadas

plugins premium WordPress

Talitha e César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson