Organizações 16 JAN 2019 ÀS 18H47

Transformador traz futuro às instalações de Sumaré

Parceira, Embracon impulsiona melhorias no local

Por Chico Junior

Os quase 400 ministros batistas que participaram do 77º Retiro de Pastores da seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB-SP) puderam ver novas melhorias promovidas no Acampamento Batista "Mary Elizabeth Vaughan" a partir da aliança estratégica entre a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e a empresa de consórcios Embracon.

Técnico, pastor Jeremias explicou potencial do equipamento

Durante o encontro que aconteceu entre 7 e 11 de janeiro, e é realizado tradicionalmente em Sumaré, os pastores viram o término da instalação do transformador de energia, cuja capacidade é de 300 Kilovoltamperes (kVAs). Fiação e postes também estavam concluídos. 

Embracon apoia também eventos do povo batista,
como as Assembleias Anuais da CBESP

Segundo o pastor Jeremias Carvalho, gestor do Acampamento e técnico em eletrônica, o equipamento é suficiente para atender uma metalúrgica de médio porte. "Ele vai gerar economia e autonomia para o acampamento", afirmou ao destacar que o dispositivo permite condição de ampliar em três vezes o consumo energético atual. A medida já faz parte do planejamento para a construção de um centro de convenções.

Ao se dirigir a todos os participantes do retiro, pastor Jeremias desafiou os colegas a utilizarem mais o espaço. "Faça um 'day camp'. Se juntem com outras igrejas. Podem nos procurar." Ele também antecipou a realização de retiro para filhos e filhas de pastores, promovido em conjunto pela CBESP, OPBB-SP e juventude batista (JUBESP) e programado para o segundo semestre.

Ministros agradeceram bênçãos (Fotos: Chico Junior/CBESP)

A revitalização e modernização dos espaços já incluem reforma da capela principal, com aumento de capacidade mediante a troca dos bancos de madeira por cadeiras estofadas, implementação de sistema climatizado, substituição de forros e telhamento de um dos alojamentos, entre outras ações, com a instalação de uma tenda adjacente - também com ar-condicionado.

Como ato simbólico e de gratidão ao Senhor, a Diretoria da CBESP junto com um grupo de pastores agradeceram a Deus pelos benefícios concedidos. Ministro na região de Sumaré há quase quatro décadas, o pastor Marcos Raeder foi o intercessor da ocasião. Ele também orou em atitude de agradecimento a Jesus pela família Vaughan, doadora da área no município de Sumaré.

O recurso direcionado diretamente para Sumaré é resultado de percentual dos consórcios adquiridos a partir da plataforma Consórcio Batista. "Quando o povo batista, igrejas, pastores e membros adquirem uma cota, está participando do projeto de fazer cada vez mais o Acampamento Batista de Sumaré um lugar de todos os batistas do estado de São Paulo e de suas famílias", disse o diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM) da CBESP, pastor Adilson Santos.

Roberto Amorim (esq.) e João Emílio (Selio Morais/CBESP)

Com o tema "Pastores sensíveis ao Supremo Pastor", o 77º Retiro da OPBB-SP contou com preleção dos pastores Roberto Amorim de Menezes, da Igreja Batista do Farol, de Maceió (AL), e João Emílio Cutis Pereira, da Igreja Batista do Irajá (RJ). Por motivo de saúde, o pastor Hélio Schwartz Lima, emérito da PIB da Penha (SP), não pôde participar.

A revitalização em Sumaré também consiste no projeto de ampliação do auditório e de novas suítes, buscando atender melhor famílias, igrejas e denominação

Em uma de suas falas, o pastor João Emílio disse que ver e ouvir sobre as melhorias era motivo de "orgulho". "Já estive em vários acampamentos no Brasil, mas o que estou vendo aqui alegra o coração", declarou ao enfatizar a importância de parcerias em busca de preservar e manter o patrimônio denominacional. Para adquirir o conteúdo das preleções do retiro, entre em contato com Samuel Moreira, da Água Viva Produções, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..