Organizações 27 ABR 2020 ÀS 11H30

Mulheres oferecem olhar sobre ação e devoção a série

Reflexão da UFMBESP agrega conteúdo a "Iniciativas"

Por CBESP

Neste novo texto que dá seguimento à série "Iniciativas", as mulheres da União Feminina Missionária (UFMBESP) produziram reflexão fundamentada no texto sagrado do evangelho de Lucas. A meditação foi extraída da dinâmica entre a vida de Marta e Maria diante da presença e dos ensinamentos do Senhor Jesus.

"Iniciativas" tem propósito de oferecer suporte a líderes e membros das igrejas batistas do estado paulista neste período de isolamento social para conter a transmissão do coronavírus (Covid-19). Já foram publicadas as ações promovidas pela Faculdade Teológica Batista de São Paulo e pelo Colégio Batista Brasileiro.

EQUILÍBRIO

LUCAS 10.38-42 e Hino para Culto Cristão (HCC)

“Marta, Marta, você está agitada e preocupada com muitas coisas...” (Lucas 10.41)

Marta se ocupou em servir que a ouvir  (FreeBibleImage)

Marta é uma personagem bíblica que ficou conhecida por sua preocupação excessiva com as tarefas materiais, domésticas. Também como aquela que foi repreendida por Jesus. Mas na verdade, não creio que Jesus tenha falado com braveza com ela, mas como um pai amoroso fala com o seu filhinho: “- Filho, filho não coma tantos doces!”.

Jesus não a repreendeu por fazer os preparativos para receber bem seus hóspedes, inclusive ele. A questão não era o trabalho que Marta estava fazendo, mas sua atitude de se preocupar demasiadamente com coisas que não importava tanto. Talvez tivesse sido melhor ela escolher receitas mais simples e comuns para aproveitar um tempinho aprendendo com o Mestre em sua própria casa como fez Maria.

Já Maria se manteve atenta ao Senhor (FreeBibleImage)

O problema de Marta era a falta de equilíbrio, de manter a vida na tensão certa. Fico pensando que se ela não tivesse ido reclamar ajuda da irmã, não teria nem ouvido o Mestre dar razão para Maria. Por outro lado, eu e você e a própria Marta não aprenderíamos que alimentar o Espírito é tão importante quanto alimentar o corpo.

Todos nós temos muitas responsabilidades e tarefas para realizar diariamente, e devemos honrar ao Senhor realizando-as da melhor forma possível, mas, não podemos esquecer o que é realmente importante para que tenhamos tempo de qualidade com o Senhor.

Nesse tempo de quarentena, cuide pelo equilíbrio do seu tempo. Eu imagino que assim como eu, você tenha muitas coisas para fazer, por no lugar mas, cuidado! Tire tempo para seu devocional mais tranquilo. Não abra mão desse tempo. Se está trabalhando em casa, organize seu tempo para que seu momento devocional seja preservado.

Para refletir

Ensino valioso Jesus deu a nós através delas (FreeBibleImage)

1. O que você tem feito para manter o equilíbrio entre as atividades materiais diárias e as disciplinas espirituais? Faça como Maria, aproveite a oportunidade!
2. Com qual das duais áreas você tem mais dificuldade para lidar?
3. O que você pode fazer para fortalecer ainda mais sua caminhada com Jesus ou para comprometer-se mais com sua  vida devocional?  

Oremos

- Pela situação do mundo e nosso Brasil, nossas autoridades para que tenham sabedoria nessa batalha contra o coronavírus;
- Pelos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate;
- Pelas proteção de nossas irmãs e irmãos da Igreja que estão tendo que sair para trabalhar;
- Pelas famílias que estão em quarentena para que os relacionamentos se fortaleçam, que os conflitos tenham fim, que o amor possa curar as feridas;
- Pelas famílias que já perderam seus amados com o coronavírus;
- Por todos os irmãos de nossas Igrejas para que nossa fé seja fortalecida;
- Oremos pela situação financeira de todos que poderão ter seus ganhos diminuídos nesse momento;
- Oremos pelos pastores e líderes  de nossas Igrejas, pelas instituições que trabalham em prol do Reino de Deus, as Juntas Missionárias, a Convenção Batista Brasileira, a nossa Convenção Batista do Estado de São Paulo, e todas as organizações que a compõe: mulheres, homens, jovens, a Teológica, Seminário de Bauru, Campinas ...  

Acrescente outros que você tenha percepção. 

No amor do Pai Celestial, 

Mirian Vasconcelos Damasceno Barbosa
Diretora Executiva da UFMBESP