Opinião 22 JAN 2019 ÀS 15H40

Autores instigam a ampliar visão e sobrepujar barreiras

Olhar recai sobre tempo sabático, cotidiano e liderança

Por CBESP

Saber a hora de parar, o que fazer em posições de direção, e como conduzir a vida diante de dilemas que drenam as forças pessoais, estão no horizonte de Alexandre Ximenes, Eli Bento Corrêa, e Marcelo Bigardi, e de suas respectivas obras. Os três autores olharam temas comuns às pessoas e, a partir dos valores bíblicos, buscaram oferecer conselhos, sugestões e orientações para ir adiante. 

Descanso é solução para muitos, argumenta autor (Divulgação)

A proposta de "A importância de ter um período sabático" (Eli Corrêa Publicações) está clara no próprio título, o qual faz um apelo à necessidade da pausa num mundo exigente de ações e produções ininterruptas.

Pesquisador de temas ligados à saúde física e mental e à terceira idade, pastor Eli Bento usa as 78 páginas da obra para tratar de oito princípios relacionados ao tempo de descanso, principalmente a ministros, apresentado segundo o conceito desenvolvido no Antigo Testamento.

Desgastes ministeriais que ameaçam até a vida dos pastores é premissa do escritor e palestrante, que abre o livro falando do aumento de casos de suicídio entre ministros do Evangelho. Batista, pastor Eli tem mais de 40 anos de ministério e é escritor prolífico. Hoje preside o Conselho de Educação Teológica e Ministerial (CETM).

Em "Avante" (Mundo Cristão), o objetivo essencial é fazer dele um guia bíblico a apontar caminhos para quem precisa vencer duras lutas da vida. O título destaca como o drama humano torna difícil o caminhar, mas evocar o revigor - algo possível através de Jesus, aquele que venceu o peso do sofrimento. Para fundamentar isso, o teólogo Alexandre Ximenes ressalta a esperança como base para superar tragédias e aflições.

Liderar e prosseguir são temas desses livros (Divulgação)

De início, o autor frisa que a vida é uma "corrida de obstáculos". O comparativo permite ao escritor a metáfora sobre os perigos a provocar abatimento, desmotivação e até derrotas. A perspectiva é, portanto, afirma Ximenes, observar as diversas instruções dadas nas Escrituras Sagradas.

Pelas 144 páginas, ele motiva o leitor a seguir essa corrida olhando para Jesus Cristo e sendo encorajado dia após dia a seguir depositando a esperança no Senhor. Didático, oferece passos para vencer as dificuldades no decorrer de 10 capítulos. "Avante" sai por R$ 24,90.

Voltado a pessoas que tem - ou terão - a tarefa de liderar, "O poder e o impacto de uma visão" (Thomas Nelson Brasil) se assemelha a um dicionário de liderança focada e fincada na Bíblia. O livro vai de A a Z na busca de orientar - e alertar - líderes, potenciais líderes e liderados - a valores, às vezes, simples, como o cuidado com a vida pessoal, espiritual e familiar. 

Escrito por Marcelo Bigardi, pastor e palestrante na área de desenvolvimento de liderança, os assuntos estão divididos em 22 capítulos, seguidos de algumas considerações finais. Breves, as sugestões e alertas extraídos de fundamentos cristãos preenchem as 224 páginas da obra, que custa R$ 34,90. Leia mais sobre outros livros em algumas das resenhas publicadas no site.