Opinião 22 JUN 2020 ÀS 17H50

Exposição bíblica de pastor batista favorece pregadores

Coleção contempla comentário sobre toda a Escritura

Por Chico Junior

Uma coleção vasta e de propriedade sem igual para todos os pregadores do Evangelho é o "Comentário Bíblico Expositivo de Warren Wiersbe", produzido pela Geográfica Editora. O conteúdo foi elaborado pelo estudioso e pastor batista Warren Wiersbe, morto no ano passado, a partir de sua experiência teológica, ministerial e acadêmica de mais de 60 anos.

Coleção abarca toda a Escritura Sagrada (Divulgação)

Pregador eloquente denominado de "pastor dos pastores", Wiersbe mostra sensibilidade e acurácia no exame do texto sagrado, apresentando dados significativos de introdução aos livros bíblicos, interpretações relevantes, piedosas, sólida e teologicamente escriturísticas. Apresenta também análises léxicas pontuais em passagens e explicações culturais, acompanhadas, quando necessário, de notas bibliográficas.

Obra contém milhares de páginas de reflexões
e agrega citações para elucidar e ilustrar ensinamentos

Na exposição, o professor ainda exerce sua função de apologista e confronta e desmonta desvios doutrinários e heresias, como faz acerca da "Teologia do Processo" em um trecho inicial de Gênesis. A linguagem adotada é sempre pessoal e pastoral - como ministro instruindo e também mentoreando.

Box traz livros em capa dura e ótimo acabamento (Divulgação)

A sequência de seis livros contempla Antigo e Novo Testamento. Quatro tomos para o primeiro, e dois para o segundo, sendo a parte veterotestamentária descrita como Pentateuco, Históricos, Poéticos e Proféticos. Já a neotestamentária é designada por Volume 1 e Volume 2.

Linguagem pastoral coopera
para alimentar estudioso com a Palavra de Deus
durante pesquisas e preparo de mensagens

Todos os livros são em capa dura, possuem marcadores de páginas e ótimo acabamento. A tipografia e a qualidade do papel agradam na leitura, mesmo em ambiente com menor luz. O autor oferece esboço geral de cada escrito bíblico e resumo temático das passagens - proposta excelente para ajudar em estudos panorâmicos ou em exposições de séries de mensagens.

Páginas trazem abordagens contemporâneas (Divulgação)

O box da Geográfica abriga inestimável recurso para expositores, professores e estudantes aplicados da Palavra ao agregar exemplos práticos junto a todo o rico material. A apresentação dos capítulos coopera diretamente para a exposição e conduz com elegância à preparação de mensagens bíblicas.

Lançados originalmente em 2001 e, no Brasil em 2006, estes tomos são próprios para os tempos contemporâneos do século 21, diante das reflexões atuais propostas, assim como foram, à sua época, os comentários feitos por Broadman - obra considerada ainda muito relevante entre o povo batista.

Já na 12ª reimpressão, o "Comentário Bíblico Expositivo de Warren Wiersbe" tem ao todo mais de 4.000 páginas e está à venda nas melhores livrarias físicas e virtuais por R$ 449. Uma versão sintética em apenas dois volumes é vendida por R$ 142.