Opinião 16 MAR 2020 ÀS 14H30

Obras de referências tratam de escola bíblica e Coríntios

SBB e Vida Nova trazem dois títulos de excelência

Por Chico Junior

Duas obras significativas para o estudo das Escrituras estão contempladas neste texto de hoje (16) no site da Convenção Batista do Estado de São Paulo. Um dos títulos é produzido pelo erudito em Novo Testamento, o professor Gordon Fee. A obra é publicada pela editora Vida Nova. Já a "Bíblia da Escola Bíblica" é edição da Sociedade Bíblica do Brasil e conta com um excelente grupo de educadores cristãos. Ambos os livros são imprescindíveis à biblioteca de estudiosos do texto sagrado.

Comentário enriquece compreensão do texto (Divulgação)

Lançamento trazido aos estudiosos e acadêmicos brasileiros pela Vida Nova, o “Comentário Exegético de 1ª Coríntios” é mais um primor a incrementar essa série de publicações. O título recebe destaque por ser fruto das pesquisas realizadas ao longo de três décadas por Gordon Fee, erudito professor emérito de Estudos do Novo Testamento e autor de diversos outros livros na área exegética, como “Manual de exegese bíblica” e o clássico “Entendes o que lês?” - ambos da mesma editora. 

Pelas 1.138 páginas, Fee traz argumentos consistentes e explicita suas posições, como no trecho de 11.2-34, ao tratar da relação homem/mulher no culto e ao rebater o auto-exame como validação para a participação na Ceia Memorial em face do comportamento cristão à mesa. E isso tudo sem polemizar, mas sim, fundamentando os leitores. 

Vertido ao português por Marcio Loureiro Redondo, a tradução colabora na fluidez das construções frasais, geralmente curtas e diretas - elementos valiosos na compreensão de textos densos como este. A diagramação também ajuda ao resolver de modo inteligente a presença das notas de rodapé, as quais debulham bem a gramática grega do trecho examinado, oferecem análise de versões e indicações de outras referências literárias. A obra é vendida por R$ 215,90. 

Bíblia apresenta recursos à educação cristã (Divulgação)

Recheada de recursos para o ensino cristão, a “Bíblia da Escola Bíblica” é mais uma preciosidade oferecida ao povo de Deus pela Sociedade Bíblica do Brasil (SBB), em parceria com a Editora Cristã Evangélica. Em suas quase 2.000 páginas, os leitores encontram quadros e tabelas informativos, artigos facilitadores e orientadores com sugestões para explanar e explicar determinadas passagens ou ensinamentos com qualidades. A preocupação da obra abarca do indivíduo a pequenos grupos. Notas pedagógicas e devocionais cuidam de alimentar o professor - há também versão para a aplicação na vida do aprendiz/discípulo. Roteiros instruem como lecionar para diferentes públicos, como crianças e adultos, por exemplo. 

O projeto gráfico contribui bastante ao estabelecer índices para encontrar com facilidade os conteúdos de apoio. Ponto forte também é a caixa com outra versão bíblica em paralelo à clássica do texto sagrado da Almeida Revista e Atualizada a fim de ampliar o entendimento de algumas passagens-chave. Há ainda textos iniciais que servem de roteiro à formação de professores e facilitadores. 

Vencedora de Prêmio Areté 2018, a obra tem excelente acabamento visual e de material, sendo produzida em outros tons (vermelho e preto). Idealizada pelo educador e pastor batista Lécio Dornas, ministro na First Baptist Church Windermere (EUA), e elaborada por equipe de colaboradores pedagógicos, a “Bíblia da Escola Bíblica” é ferramenta essencial para preparar ministros de educação religiosa, pastores e professores, e para o melhor desenvolvimento de respectivas aulas - sejam para a congregação local ou em disciplinas introdutórias de seminários ou faculdades teológicas. Custa R$ 154,90.