Informativos 12 DEZ 2018 ÀS 19H10

CBESP planeja rede de proteção a pastores de SP

Conversa com especialista ajuda a traçar planos

Por CBESP

Com o objetivo de desenvolver uma rede de proteção aos pastores, a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) iniciou diálogo com o psicólogo e pastor Abner Morilha, coordenador do Programa de Mentoreamento do Projeto Josué.

Abner falou a grupo de mentores em novembro (Arquivo)

Integram essa proposta de cuidar da saúde emocional dos ministros batistas algumas medidas como a aplicação de "escalas de saúde", a promoção de uma "jornada de trabalho propositiva", e a criação de um plantão emergencial.

Diretor executivo do Conselho de Administração e Missões da CBESP e presidente nacional da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), pastor Adilson Santos aponta que essas práticas vão ajudar a identificar e diagnosticar ministros que compõem grupo de risco de ansiedade, depressão e burnout

Soma-se a isso, a convocação de psicólogos e psiquiatras dentre o povo batista para uma frente de trabalho para que atendam aos pastores identificados no grupo de risco. E, também, oferecer plantão para atender aqueles que estiverem em colapso emocional. 

Veja mais detalhes na conversa entre os pastores Adilson e Abner.