Homenagens 24 MAI 2021 ÀS 08H59

Site da CBESP traz outorga de título ao pastor Vieira

Texto é publicado no aniversário do presidente emérito

Por CBESP

Na edição especial para o trimestre de outubro a dezembro passado, a Revista Batistas SP (BSP) narrou detalhes da noite de outorga do título de presidente emérito da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) ao pastor José Vieira Rocha. A solenidade aconteceu em novembro de 2020. O texto da BSP22 é reproduzido nesta segunda (24/05) como homenagem ao aniversário de 85 anos do pastor Vieira. 

Entre outros conteúdos, a capa da edição abordou a esperança como fonte de renovação e reanimo aos cansados e abatidos ouvindo especialistas, estudiosos e missionários da CBESP a fim de dar direções a líderes e lideranças na condução desse tema à membresia das igrejas, e também de receber relatos do que a graça de Deus vem operando em situações adversas. Todas as edições da Batistas SP estão disponíveis para download.

Liderança marcante*

Presidente da CBESP, pastor Genilson Vaz, ao lado de sua mulher, Jôsi, entregou título a Vieira e à esposa, Diail (Fotos: Selio Morais/CBESP)

Por Chico Junior

Em reconhecimento à dedicação pessoal e ministerial ao povo batista do estado paulista - e além dele - em atividades pela denominação, pastor José Vieira Rocha (85) recebeu a maior honraria concedida pela Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). A sessão solene realizada na Primeira Igreja Batista do Brás, sediada na capital, outorgou-lhe o título de presidente emérito da CBESP, conforme proposta aprovada na 112ª Assembleia CBESP, na Igreja Batista Boas Novas, também no município paulistano.

Pastor serviu a denominação no Estado por longos anos

A participação na solenidade da noite de 25/11 ficou restrita em razão do distanciamento social exigido à igreja para atividades presenciais. O culto de ação de graças, contudo, teve transmissão simultânea nas redes sociais da CBESP, tanto no canal da CBESP no YouTube quanto pela página no Facebook. O vídeo permanece disponível em ambas as redes. A PIB do Brás também publicou ao vivo em seu perfil.

Entrega do título foi proposta
na 112ª Assembleia CBESP

A palavra de abertura na ocasião foi dada pelo diretor executivo do Conselho de Administração e Missões (CAM), da CBESP, pastor Adilson Santos. “A Convenção faz essa outorga com muita honra e muita gratidão, reconhecendo os serviços prestados, o sacrifício, as horas trabalhando pelo Evangelho e para a expansão do Reino de Deus”, disse pastor Adilson.

Ele aproveitou para congratular o homenageado também lhe dirigindo uma palavra como presidente nacional da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil (OPBB), instituição liderada quatro anos por Vieira Rocha. Por sete vezes presidiu a CBESP e atuou também como secretário executivo, além de ter liderado a seção paulista da OPBB de 1983 a 1996. 

Consagrado ao ministério pastoral aos 42 anos, já havia servido sua igreja como diácono, professor, tesoureiro e vice-presidente. O pastorado de Vieira Rocha foi o mais longevo na história da PIB do Brás, registrando três décadas. Essa dedicação ganhou destaque na fala do pastor Genilson Vaz, presidente da CBESP e orador da solenidade.

Pastor Genilson lê declarações honoríficas da placa

“A CBESP se sente verdadeiramente honrada em poder outorgar ao pastor José Vieira Rocha esse título. Título esse que os batistas decidiram entregar em assembleia, portanto, representa o desejo dos batistas de São Paulo que o pastor Vieira, então, seja reconhecido com mérito em virtude de seu relevante serviço e ministério junto às igrejas e à própria Convenção”, disse pastor Genilson. Ao lado de sua esposa, Diail, pastor Vieira Rocha recebeu o título honorífico das mãos do presidente da CBESP.

A gestão dele marcou a instituição convencional paulista, resume o gerente financeiro Joelson Batista de Souza, funcionário há 30 anos da Convenção.

“Gratidão é a palavra que trago em meu coração sempre que me lembro do amigo, pastor e executivo. Um paizão com um coração enorme, um líder nato que sempre valorizou cada um de nós, que dedicava seu tempo e nunca iniciava as rotinas diárias sem perguntar para cada um dos funcionários: ‘Me conte como você está? E sua família? Como posso te ajudar?’. Sempre aos finais de dias intensos de trabalho saia com a clássica frase: ‘Vou embora porque vocês não me dão serviço’. Fui mentoreado, ajudado, pastoreado, corrigido, e tudo sempre com muito carinho e zelo”, declarou.

Na CBESP há 30 anos, Joelson Batista trabalhou com Vieira

Também compondo a equipe do escritório à época da passagem do pastor Vieira como executivo, a gerente de Missões, Harumi Kakugawa, ressaltou o coração missionário dele.

“Ele sempre demonstrou amor pela obra missionária, interesse pelas ações com etnias, grupos específicos e auxílio aos pastores de pequenas igrejas. Recordo-me da emoção que foi estar no Ginásio da Portuguesa [na capital paulista], onde recebemos o culto da Cruzada Evangelística Sammy Tippit, em 2002, uma semana em que recepcionamos um grupo de americanos que desenvolveu trabalho evangelístico em mais de 200 igrejas. Pra mim foi o início de um aprendizado que hoje relembro com louvor e gratidão a Deus”, disse Harumi.

“Foi um momento de celebração e gratidão pela vida deste amado colega que pôde durante anos investir sua vida e não mediu esforços para que os batistas do nosso Estado pudessem avançar. Deus seja louvado por esta vida, por toda sua família e pela igreja que lhe possibilitou toda esta ação. Agradecemos as demais organizações presentes e por todas as palavras de carinho e reconhecimento pelo empenho do nosso presidente emérito da CBESP”, declarou o pastor Marcos Antonio Peres, titular da PIB do Brás.

Tânia Kammer representou presidente da CBB, pastor Fausto

Além da própria liderança convencional no estado paulista, as organizações ligadas à CBESP também homenagearam Diail e pastor Vieira.

Pastores (seção São Paulo da Ordem dos Pastores Batistas do Brasil), diáconos (Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Estado de São Paulo), esposas de pastores (União das Esposas de Pastores Batistas do Estado de São Paulo), mulheres (União Feminina Missionária Batista do Estado de São Paulo) e músicos (Associação dos Músicos Batistas do Estado de São Paulo) entregaram placas e outros agraciamentos.

Pastor Vieira Rocha aniversaria no dia 24/05

O presidente da ODBESP, o diácono Antonio Domeni, citou que foi ovelha do pastor Vieira e consagrado ao diaconato durante o pastorado dele na PIB do Brás. Hoje Domeni é membro na Igreja Batista da Liberdade.

Presidente da AMBESP e 4ª secretária da Convenção Batista Brasileira (CBB), Tânia Kammer representou também o presidente da CBB, pastor Fausto Vasconcelos.

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 22).