Eventos 18 SET 2017 ÀS 12H29

Pesquisa divulga perfil religioso em São Paulo

Levantamento começa a ser apresentado hoje (18)

Por Chico Junior
Estudo inédito traz dados para ajudar igrejas (Reprodução)

Um levantamento inédito realizado pelo instituto Ipsos, empresa internacional de pesquisa, traz dados acerca do perfil religioso dos moradores de São Paulo. A pesquisa começa a ser apresentada a partir de hoje (18) em algumas igrejas da capital paulista.

A entrada é gratuita em todos os quatro eventos. Na quarta, 20, o encontro será na Faculdade Teológica Batista de São Paulo, em Perdizes, às 9h.

O estudo foi feito entre julho e agosto a pedido da Junta de Missões Internacionais (International Mission Board - IMB) e ouviu 3.000 pessoas na capital paulista e em algumas cidades da Região Metropolitana (RMSP).

Segundo o pastor Scott Pittman, a proposta faz parte de ação estratégica para melhorar métodos de evangelização adotados por igrejas e mobilizar pessoas para o trabalho. “Em vez de ‘adivinhar’ [o que dá certo ou não], a gente agora tem dados que foram feitos profissionalmente”, disse sobre o instituto que nunca havia feito levantamento de natureza religiosa no País.

Pastor Scott é líder da equipe Gateway São Paulo, composta por 11 pessoas que atuam na RMSP. Todos ligados à IMB. São Paulo é um dos municípios estratégicos como "ponte" (tradução livre para gateway) para evangelizar outras partes do mundo. A iniciativa gateway da junta também inclui México, Buenos Aires, e Lima, cidades onde também foram produzidas pesquisas locais que serão divulgadas nos próximos meses.

Um dos dados aponta que três entre quatro entrevistados aceitariam convite para estudar a Bíblia em encontros na casa de amigos. "Isso serve para estimular os membros das igrejas para desenvolver projetos evangelísticos", afirmou pastor Scott. Para saber mais sobre o estudo, e verificar locais e horários de apresentação, acesse o site da pesquisa.