Cultura 30 OUT 2020 ÀS 11H00

Reforma Protestante chega aos 503 anos neste dia 31

Veja os "5 Solas" e os princípios bíblicos do movimento

Por CBESP

ATUALIZADO EM 30/10/2020, ÀS 16H20

Arte sintetiza os "cinco somente" (Chico Junior/CBESP)

O último dia do mês de outubro carrega em si uma data significativa para o protestantismo ao celebrar o aniversário da Reforma Protestante. Neste 31/10/2020, o movimento reformador completa 503 anos. Foi há cinco séculos que o monge Martinho Lutero afixou na porta da igreja de Wittenberg suas 95 teses. Em tal escrito se apresentou ao cristianismo protestante nascente as "cinco somente", itens essenciais na construção doutrinária da Reforma.

As "5 Solas" são "Sola Scriptura" - somente a Bíblia Sagrada é a autoridade em matéria de fé e conduta para cristãos e Igreja -, "Solus Christus" - somente o Senhor Jesus é o intermediador entre Deus e a humanidade -, "Sola Gratia" - somente a graça de Deus, o favor imerecido da parte Dele ao ser humano, garante a salvação de uma pessoa -, "Sola Fide" - somente pela fé se experimenta a justificação dos pecados -, e, por fim, "Soli Deo Gloria" - somente a Deus se dê toda a glória.

Recomendamos a todo o povo batista que visite cada um dos links dos "Solas", nos quais estão textos elaborados por estudiosos das Escrituras Sagradas, e, assim, saibam um pouco mais sobre esses fundamentos de nossa sólida tradição bíblica. Na seção "Arquivos" do site da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) estão disponíveis conteúdos como a Declaração Doutrinária e os Princípios Distintivos dos Batistas. É sugestão para que conhecer mais e melhor a fé no Evangelho e, assim, esteja e se mantenha firme na sã doutrina caminhando saudável rumo à maturidade cristã.