Batistas SP 30 MAR 2021 ÀS 09H43

Teológica de Campinas relata histórico de avanços

Diretor da instituição trata do 42º aniversário na BSP

Por CBESP

Neste mês de março em que se comemora a fundação da Teológica Batista de Campinas, o site da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) reproduz texto publicado na edição especial para o trimestre de julho a setembro de 2020 da Revista Batistas SP (BSP). O artigo foi escrito pelo diretor da instituição, pastor Salovi Bernardo Junior. 

A BSP é a publicação oficial da CBESP

A BSP21 apresenta ainda outros textos formativos e informativos à denominação no estado paulista. Já há conteúdos disponíveis no site, como as colunas do pastor Genilson Vaz, presidente da CBESP, e do pastor Adilson Santos, do diretor executivo do Conselho de Administração e Missões da CBESP. Também está acessível a terceira reportagem da série "Doar é Amar", produzida pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. Para ter acesso a essa ou a outras edições da Batistas SP, clique aqui.

Rompendo em fé* 

Nossa história começa na década de 1970. Observando-se as dificuldades para o estudo de teologia na região, em 10/03/1977, a Associação Batista de Campinas e Adjacências, reunida no Acampamento Batista em Sumaré, decide organizar uma casa teológica em Campinas, e, em acerto com doutor Werner Kaschel, da Faculdade Teológica Batista de São Paulo, foi organizada no dia 03/03/1978 a Faculdade Teológica em Campinas. Nestes 42 anos de existência formaram-se 423 alunos, dos quais 88% estão servindo as igrejas nesta região do estado de São Paulo.  

Cooperação é essencial para conquistas (AdobeStock)

Neste ano de 2020, acompanhando as notícias do mundo, sabíamos que a pandemia chegaria ao Brasil. Nós que já tínhamos passado por uma reengenharia, um arrocho financeiro, nos vimos obrigados a aprender algo impensável. Em três dias saímos de aulas presenciais para aulas on-line. Nossos professores se superaram, nosso coordenador acadêmico organizou toda a estrutura junto com a administração para que tudo funcionasse a contento. 

Nossos alunos focaram em seus estudos e venceram as barreiras do distanciamento social buscando aprovação no semestre. Foi o período de menos inadimplência em nossa instituição. Voltamos às aulas presenciais no mês de setembro, seguindo todas as recomendações do ministério da saúde. Grande alegria ouvirmos novamente os burburinhos nas salas de aula e o ensinamento das matérias da grade curricular. 

Outra grande vitória foi a concretização do auto de vistoria (AVCB) em nosso prédio, pelo qual vínhamos lutando desde 2015. Alcançamos essa vitória com 50% de desconto em relação ao orçamento daquele ano, através de uma parceria da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) e a empresa Rodrigues Seliprandy Extintores. 

Cada etapa que vencemos nestes 42 anos e, especialmente em 2020, foi uma caminhada de fé. Nossa gratidão a Deus e à Diretoria, Conselho, professores, funcionários e alunos. 

Salovi Bernardo Junior
Pastor e Diretor da Teológica de Campinas

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 21).