Batistas SP 25 SET 2020 ÀS 14H36

Prosseguir exige ousadia, argumenta diretor Gézio

Gestor do Colégio Batista aborda superação na BSP20

Por CBESP

A necessidade de superação esteve no radar do diretor geral do Colégio Batista Brasileiro, professor Gézio Duarte, ao selecionar tema para seu artigo à edição 20 da Revista Batistas SP (BSP), veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). Gézio destacou a experiência de seguir em frente mesmo em meio às incertezas - e até inseguranças. Em versão exclusivamente digital, a BSP 20 tratou de solidariedade.

Com 18 páginas, pois receberá em breve o encarte da Revista de Missões SP, a BSP20 traz a terceira reportagem da série "Doar é amar", abordando a doação de leite materno. Esse conteúdo vem sendo produzido pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. A revista traz ainda outros conteúdos, como os artigos escritos pelas lideranças das organizações batistas do estado de São Paulo. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores.

Superar e avançar*

Há sempre uma escolha: parar, voltar ou seguir em frente, não importa quanto pareça fácil, difícil ou impossível. Entre tantas dificuldades, só nos resta seguir em frente. Se não ousarmos, ficaremos para sempre à margem de nós mesmos, à margem das dificuldades.

Alguém já afirmou que “Seguir em frente é essencial. Olhar para trás é perda de tempo. Passado, se fosse bom, era presente”.

Superação requer esforço próprio (Matheus Bertelli/Canva)

Felizmente, uma etapa está se encerrando e não devemos insistir em permanecer nela, sob pena de perdermos o encanto, a alegria e o sentido de viver. É preciso que nos desfaçamos das tristezas, de certas lembranças e permitirmos que o ar ameno entre em nossos lares e o sol volte a brilhar.

Mas a pergunta é: Como? De que forma?

O Colégio Batista Brasileiro está estudando os protocolos de saúde para reiniciar suas atividades, com toda a segurança necessária, no momento certo e liberado pelas autoridades. Em seguida, professores, pais e alunos - todos irmanados - focarão num só objetivo: superar e seguir em frente.

Vale lembrar que não estamos sós. Nunca estaremos sós na caminhada da vida. “You’ll never walk alone” (Você nunca estará a sós), cantado pelos torcedores do time britânico Liverpool, parece que torna a equipe imbatível, mesmo quando está em desvantagem, conseguindo mudar o placar e transformá-lo em vitória.

Muitos corais de nossas igrejas entoam esse hino que nos eleva aos céus: “Mesmo na tempestade podeis andar, sem ter medo da escuridão / Quando a chuva cessar haverá um céu, onde há aves cantando sem par”. Outra tradução livre, diz mais à frente: “Caminhe, caminhe com esperança no seu coração/ E você nunca caminhará sozinho/Você nunca caminhará sozinho!

O Mestre dos mestres, Jesus, nos garantiu: “Eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém” (Mt. 28:20).

Gézio Duarte Medrado
Diretor geral do Colégio Batista Brasileiro

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 20).