Batistas SP 04 SET 2020 ÀS 10H30

Diáconos refletem sobre relação cristã com cultura

Na BSP, ODBESP aponta atitudes essenciais do crente

Por CBESP

Presidente da Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas do Estado de São Paulo, Antonio Domeni destacou em artigo para a Revista Batistas SP (BSP) a dinâmica entre a cultura e o cristão. A abordagem reflete sobre atuação do crente a partir de três frentes de interação, conforme leitura bíblico-teológica. O texto integra o conteúdo da publicação oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo, cujo assunto principal é a solidariedade. A edição está disponível apenas na versão digital.

Com 18 páginas, pois receberá em breve o encarte da Revista de Missões SP, a BSP20 traz a terceira reportagem da série "Doar é amar", abordando a doação de leite materno. Esse conteúdo vem sendo produzido pela jornalista colaboradora Edna Geraldo. A revista traz ainda outros conteúdos, como os artigos escritos pelas lideranças das organizações batistas do estado de São Paulo. Clique aqui e tenha acesso a essa e a edições anteriores.

‘3 R’s’ cristãos e a cultura*

“Não peço que os tires do mundo e sim que os guardes do mal” (João 17.15)

Cultura: “Todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade”.

Primeiro R: “RECEBER” 

“Há coisas na cultura que fazem parte da graça comum de Deus a todas as pessoas, as quais um cristão pode simplesmente receber. É por isso que, por exemplo, estou digitando em um Mac e vou postar neste blog na internet sem ter de procurar um computador ou um formato de comunicação expressamente cristão.”

Culturas possibilitam pontes para o Evangelho (Canva)

Segundo R: “REJEITAR”

“Há coisas na cultura que são pecaminosas e não benéficas. Um exemplo é a pornografia, que não tem valor redentor e deve ser rejeitada por um cristão.”

Terceiro R: “REDIMIR”

“Há coisas na cultura que não são ruins em si mesmas, mas podem ser usadas de uma forma pecaminosa e, portanto, precisam ser redimidas pelo povo de Deus. Um exemplo que teve grande repercussão na mídia é o prazer sexual. Deus fez nossos corpos para, entre outros fins, o prazer sexual. E embora muitos tenham pecado sexualmente, como cristãos, devemos resgatar esse grande dom e todas as suas alegrias, no contexto do casamento.”

A Ordem dos Diáconos e Diaconisas Batistas (ODBESP) entende que a Igreja não é construída sobre novidades teológicas, e as almas não são ganhas por ambiguidade sofisticada. Nossos compromissos doutrinários, nossa pregação de púlpito e nossos valores comuns, nós não devemos ceder um centímetro sequer se aquele centímetro nos afastar da verdade da Escritura (Romanos 12.2).

Antonio Lazaro Azevedo Domeni
Presidente da ODBESP

*Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 20).