Batistas SP 11 MAR 2020 ÀS 08H40

Diretor do Colégio Batista trata de vestibular e carreira

Texto observa fase desafiadora da escolha profissional

Por CBESP

Pensar na profissão que vai escolher e na carreira a seguir é uma tarefa complexa e, em geral, delimitadora da transição entre a fase juvenil e a vida adulta. Essa circunstância é o mote do texto escrito pelo diretor geral do Colégio Batista Brasileiro, professor Gézio Medrado. O artigo faz parte da edição 18 da Revista Batistas SP (BSP), veículo oficial da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP).

A publicação deste escrito no site da CBESP acompanha outros já divulgados, como o artigo dos diáconos (ODBESP), a reflexão sobre púlpitos e igrejas saudáveis, a reportagem sobre os 50 anos da Rádio Trans Mundial (RTM), dicas de livros, além da primeira reportagem de uma série sobre doações. Todas as edições da BSP estão disponíveis gratuitamente para download aqui.

Vestibular e a carreira*

O vestibular é uma das mais desafiadoras fases para os alunos do Ensino Médio, pois abre o caminho para a escolha da carreira profissional.  

Escolha da carreira é um fator importante na vida (Canva)

As expectativas alimentam as dúvidas, que devem ser tratadas com a importância que merecem. A presença dos pais é fundamental no apoio da escolha da carreira, abrindo portas e janelas nesse momento precioso. 

As escolas, no Ensino Médio, fomentam ações de cunho social, estratégias de autoconhecimento em situações cotidianas, orientações embasadas em princípios e valores etc. Essas ações criam margens que delimitam esse rio de possibilidades que os alunos estão atravessando. 

Aqui, em nosso Colégio (Perdizes e Bauru), a semana de Orientação Profissional mostra a trajetória de ex-alunos (hoje profissionais de destaque), e convidados renomados compartilham suas vivências com os jovens alunos. 

Para o vestibular, algumas dicas: estudo organizado e disciplinado; equilibrar o que precisa ser estudado e o que precisa ser apenas revisado; administrar o tempo e a forma de estudar. Manter o foco é crucial! A receita do sucesso é formada por três ingredientes infalíveis: esforço, dedicação e organização. A aprovação é só o resultado dessa combinação. 

Gézio Duarte Medrado
Diretor geral do Colégio Batista Brasileiro

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 18).