Batistas SP 05 FEV 2020 ÀS 08H30

Parceira da CBESP, RTM celebra 50 anos de atividade

BSP trouxe conteúdo sobre jubileu da Trans Mundial

Por CBESP

Parceira de aliança estratégica com a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP), a Rádio Trans Mundial (RTM) celebra nesta quarta-feira (5) seu jubileu de ouro de fundação no Brasil.

Os 50 anos da missão estão incluídos na história dos batistas brasileiros, mais especificamente, na do estado paulista. Essa ligação entre as instituições recebeu a devida honra nas páginas da edição 18 da Revista Batistas SP (BSP). A publicação de janeiro-fevereiro trouxe texto com detalhes sobre as cinco décadas e a participação convencional nos trabalhos da missão.

RTM comemora 50 anos de atividade no Brasil

Na capa da primeira edição de 2020 da BSP, a perspectiva profissional e de empreendedorismo cristãos recebeu destaque. Além destes conteúdos, a revista também abriu a série de reportagens "Doar é Amar", que fala sobre doações, oferece sugestões de livros para ler nas férias, e outros artigos elaborados pelas organizações batistas do estado paulista. Todas as edições da BSP estão disponíveis gratuitamente para download aqui

50 capítulos numa história*

Foto da fachada da Rádio Trans Mundial, inaugurada em fevereiro de 1970; RTM foi acolhida pela IB Alemã de São Paulo (Arquivo RTM)

Por Lucas Meloni (jornalista da Rádio Trans Mundial) - especial para a Batistas SP

Em 5 de fevereiro de 1970 foi fundada a Rádio Trans Mundial (RTM) no Brasil. A Igreja Batista Alemã de São Paulo abrigou a missão em seu início. A parceria com os batistas, em especial com os irmãos paulistas, marcou boa parte dos capítulos da história da missão RTM, que completa 50 anos em 2020.

Ao longo das cinco décadas, diversos projetos foram acrescentados à ideia principal da Trans Mundial no Brasil. Além da programação cristã, transmitida pelas ondas do rádio, o trabalho da missão passou a ser também com os ministérios de cursos bíblicos para ouvintes, línguas indígenas, Projeto Antenas (replicar sinal por meio de retransmissoras), Mulheres de Esperança e Ministério de Homens.  

Todas essas áreas de atuação têm a preocupação central que marca toda a visão da RTM: transmitir o Evangelho às pessoas. Estudos bíblicos são uma das bases da nossa programação. O programa há mais tempo em veiculação é o "Através da Bíblia", adaptado do Thru the Bible, feito por J. Vernon McGee para a Trans World Radio. A produção brasileira, que teve a tradução, produção e apresentação feita pelo pastor Davi Nunes, começou no fim da década de 1970. Em meados de 2006, Nunes deu lugar ao pastor Itamir Neves.

"Fui a Bonaire (ilha holandesa que sedia o parque de transmissão da TWR e onde os programas eram produzidos em décadas passadas) algumas vezes. Em uma delas, fiquei por sete anos. Nesse período tive contato com algumas missões internacionais e ministérios, entre eles o ‘Thru the Bible’. Traduzi por cinco anos do inglês para o português o programa até cobrirmos todos os comentários bíblicos feitos pelo doutor McGee", explicou Nunes. 

Pr. Davi Nunes fez traduções de programas (Arquivo RTM)

O programa, que faz um amplo estudo bíblico, continua no ar com atualização e contextualização por parte de Itamir. A cada episódio, um estudo sequencial de capítulos da Bíblia. A duração completa é de cinco anos. Ele lembra que há temas complexos demais e que rendem muitas dúvidas por parte dos ouvintes. Para respondê-las, nasceu o "Entendendo a Bíblia".

A parceria com os batistas foi fundamental para o fortalecimento da missão RTM. Muitos pastores ajudaram e ajudam na produção do conteúdo teológico que norteia as produções: Itamir Neves, Luiz Sayão, Israel Mazzacorati, João Paulo Gouvêa, Marcelo Santos, Nelson Bomilcar, Marcos Grava, Kléber Lima, José Carlos Bento, Paulo de Tarso, e outros. 

Presente Diário
Há 23 anos, o Presente Diário (PD) é o devocional da RTM. Ele é referência entre publicações cristãs do segmento e adotado por muitas igrejas espalhadas pelo país. "O PD tem sido há mais de duas décadas ferramenta de reflexão e edificação da vida cristã de muitas pessoas. Temos muitos relatos de gente que foi impulsionada à mudança de atitude e fortalecimento da caminhada cristã", disse o diretor de Comunicação e Relações Públicas, Ricardo Kroskinsque. Além do PD tradicional e dos modelos disponíveis para venda, o Presente Diário pode ser personalizado a pedido de igrejas ou instituições que adotam o devocional como complemento dos estudos bíblicos. 

Imagem reproduz operação na década de 80 (Arquivo RTM)

Missões
As missões Portugal e Itália são um marco para a RTM brasileira. Os casais Paula Ferreira e Walter Fernandes e Joyce e Ruben Pirola serão os responsáveis pelos projetos na Itália e em Portugal, respectivamente. Eles já estão na Europa desde o fim do ano passado.

"O desafio é gigante, mas sabemos quem vai à frente e já preparou todas as oportunidades para nós", comentou Paula Ferreira que, até o ano passado, era produtora-executiva da RTM e apresentava os programas "Fique por Dentro", "Mulheres de Esperança" e "Família Hoje". Ela e Walter vão trabalhar na CRC, parceira da Trans World Radio

Em Portugal, o trabalho a ser realizado por Rubinho, um dos fundadores da RTM no país, e Joyce, está baseado na formação de jovens líderes cristãos. "A missão é ampla e busca fortificar a igreja", disse ele. Eles vão trabalhar na administração da rádio e nos ministérios mantidos por ela.

Rádio Trans Mundial celebra os 50 anos com evento especial com entrada gratuita na capital paulista no dia 3/4, às 19h30 (Divulgação)

* Reproduzido a partir da Revista Batistas SP (Ano IV / Edição 18).