Assembleia CBESP 11 JUL 2019 ÀS 14H50

2ª manhã do congresso traz oficinas temáticas de saúde

Mensageiros e mensageiras ouviram dicas e conselhos

Por Chico Junior

Em sua segunda mensagem, pastor João Emílio Cutis Pereira prosseguiu sob o tema saúde espiritual no Congresso Saúde Integral do Cristão. A preleção aconteceu na manhã desta quinta (11) durante a 111ª Assembleia da Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP). O encontro anual dos batistas paulistas é realizado na Igreja Batista do Estoril, em Bauru.

Pastor João recorreu a I Pedro 2.1-3 e falou sobre "alimentação saudável: eliminando as toxinas da alma". O sermão seguiu a mensagem "saúde espiritual num mundo enfermo", proferida na abertura do congresso

Pastor destacou riqueza da Palavra de Deus na "dieta" espiritual dos cristãos a fim de combater as impurezas da natureza pecaminosa

O preletor mencionou que a pregação foi ponte para a próxima exposição ("alimento espiritual e exercício espiritual"), que está programada para amanhã e encerra o congresso.

No final do culto da manhã, pastor Adilson Santos convidou os parceiros expositores que fizeram breve apresentação de seus produtos. Eles receberam intercessão feita pelo pastor Tércio Resende. Após a oração, mensageiros e mensageiras se dirigiram às oficinas do congresso ministradas pelo consultor financeiro Altemir Farinhas, e pelos pastores Marcos Grava, Abner Morilha, e Elthom Sá.

Pastor Fabrício busca mais qualidade de vida e bem-estar

Já na sala verde da IB do Estoril, o pastor Marcos Grava abordou o risco de índices de obesidade. Ex-atleta, ele orientou os participantes em como fazer atividades físicas da maneira correta.

Um dos ouvintes, Fabrício Balieiro Bordini (41), pastor da Congregação Batista São Simão (SP) e integrante do Projeto Josué, conta que escolheu esta oficina devido a seus problemas de saúde, incluindo asma. Seu pai é diabético e já sofreu dois infartos.

Pastor Fabrício pretende, a partir do que ouviu, começar a praticar exercícios físicos, como caminhada, e melhorar em qualidade de vida e bem-estar.

Um dos casais participantes da oficina com o pastor Elthom Sá, o pastor Wilson Pereira a esposa, Simone Martins, escolheram compreender um pouco mais sobre o matrimônio. Eles estão casados há mais de 30 anos. 

Pastor Wilson e Simone estão casados há três décadas

Na avaliação de ambos, no casamento, "importa aprender com o coração aberto", por isso escolheram participar da palestra. Eles disseram que as orientações serão aplicadas na dinâmica da família e também no ministério. Ministro há 20 anos, pastor Wilson é auxiliar na Primeira Igreja Batista de Presidente Prudente.

Na oficina sobre saúde familiar, pastor Elthom ressaltou que há uma dificuldade inata dos seres humanos em fazer o inverso do ideal. "A gente é atraído pelo que não pode", argumentou ao dizer que essa tendência costuma criar problemas no ambiente da família. Reunido em uma das salas do Colégio Batista, o grupo era composto em sua maioria por homens.

Também realizada no colégio, a palestra do pastor Abner. Doutorando em Psiquiatria, ele destacou a necessidade da manutenção da saúde mental das pessoas. Esse elemento é promovido essencialmente pela consistência na identidade do indivíduo. "Quando essa identidade está firme, nossa saúde emocional também fica firme", enfatizou ao falar da segurança identitária de Jesus.

Congresso Saúde Integral do Cristão termina amanhã (12) com a 3ª preleção do pastor João Emílio

Psicóloga, Elizabeth encorajou a proposta do tema da oficina

Entre os participantes, a psicóloga Elizabeth Novaes de Barros, membro da Segunda Igreja Batista de Araçatuba. Profissional há 10 anos, ela enfatizou que a abordagem do tema é significativa por transpor uma barreira persistente entre os cristãos.

"É muito importante tratar disso em nosso meio evangélico porque ainda é um tabu, e a CBESP trazer esse assunto é fundamental", comentou ao citar que atende considerável número de pacientes evangélicos.

Segundo Abner, numa cidade como São Paulo há, pelo menos, 30% de pessoas nas membresias das igrejas com alguma espécie de transtorno emocional. 

Conjunto de oficinas visou a atender áreas essenciais
da vida dos cristãos com orientações práticas e bíblicas

Altemir Farinhas fechou o quarteto de oficinas do Congresso Saúde Integral do Cristão. Instado no templo da Igreja Batista do Estoril, ele falou a respeito da saúde financeira do cristão apontando itens como planejamento familiar, corte de pequenos gastos, e o valor de se criar planilha para controle de despesas. O auditório interagiu com o palestrante ao elaborar perguntas e tirar dúvidas.

111ª Assembleia CBESP vai até a noite de sábado (13)

Recém casados, Lilian e Jonathas querem controlar finanças

Casados há três meses, o autônomo Jonathas Affonso (24) e a professora Lilian Affonso (31), ambos membros da Primeira Igreja Batista do Guarujá.

As oficinas tiveram duração de 1h30 e foram exclusivas
para mensageiros e mensageiras presentes em Bauru

De acordo com eles, a escolha por esta palestra foi para receberem ensinamentos a fim de administrar suas finanças e quitar dívidas adequadamente, como aluguel e financiamento de automóvel. No futuro, pretendem ter uma poupança para comprar a casa própria e ter filhos. 

Ainda nesta quinta-feira ocorre durante a tarde a 2ª sessão da 111ª Assembleia CBESP. A reunião administrativa teve início às 14h e está sediada no salão nobre do Colégio Batista Brasileiro-Bauru. A programação está prevista para terminar às 18h. O culto noturno hoje é o da Noite de Missões, com o tema da Campanha de Missões Estaduais 2019. A celebração contará com a participação musical do pastor Adhemar de Campos. A entrada é gratuita.

Acompanhe mais informações pelo site da CBESP. Siga também os perfis oficiais da Convenção Batistas no Facebook, no YouTube, no Instagram e no Twitter para saber das novidades. Use a hashtag #assembleiacbesp2019 em suas postagens.

(Com texto de Bruno Gomes, integrante da comunicação da Igreja Batista do Estoril)

Pastor Adilson Santos apresentou cada um dos expositores participantes da 111ª Assembleia CBESP, em Bauru (Fotos: Olavo Franzin/CBESP)