Comunicados 30 JAN 2020 ÀS 19H20

CBESP incentiva ajuda para afetados por chuvas no SE

Pr. Genilson encoraja doações a mineiros e capixabas

Por Chico Junior

Em apoio também à mobilização das organizações denominacionais, a Convenção Batista do Estado de São Paulo (CBESP) encoraja o povo batista do estado paulista a cooperarem com a ajuda humanitária a Minas Gerais e Espírito Santo. Os dois Estados do Sudeste foram atingidos por fortes tempestades que provocaram deslizamentos e alagamentos. O desastre acarretou em registro de mortes e de milhares de desabrigados.

Enchentes também afetam SP (Marcos Santos/Jornal da USP)

O presidente da CBESP, pastor Genilson Vaz, expressou preocupação com pessoas e famílias afetadas e pede às igrejas locais que auxiliam como puderem.

"Gostaria de desafiar os batistas do nosso estado de São Paulo anos unirmos aos mineiros e capixabas neste momento grave e trágico que enfrentam diante das fortes chuvas que assolam ambos os Estados. Toda e qualquer forma de ajuda será muito útil. Fica o desafio."

Minas e Espírito Santo precisam de apoio humanitário

Segundo informações divulgadas pela imprensa, Defesa Civil e pelo pastor Diego Bravim, diretor geral da Convenção Batista do Estado do Espirito Santo (CBEES), 21 dos 78 municípios capixabas foram afetados. Há mais de 14 mil pessoas desalojadas e pelo menos nove mortes. Em meio à tragédia e ao drama, o povo batista vem agindo para manifestar a compaixão e a graça de Deus.

"As igrejas estão se mobilizando. Empresários de nossas comunidades batistas têm se empenhados também nesse sentido", compartilhou o pastor Diego ao citar que entre as necessidades estão principalmente alimentos, materiais descartáveis, e produtos de higiene pessoal.

Ação visa socorrer cidades atingidas em Minas (Divulgação)

Em Minas Gerais, mais de 150 cidades decretaram situação de emergência. O volume de janeiro é quase o dobro do acumulado em 2019, relatou boletim da Defesa Civil. A previsão de institutos meteorológicos é de que continue a cair mais água nos próximos dias.

Meteorologistas preveem volta de chuvas fortes
à região sudeste do País neste fim de semana

As autoridades locais informam que há mais de 45 mil desalojados e 8,2 mil desabrigados. Cerca de 50 pessoas morreram. A Junta de Missões Nacionais (JMN), em parceria com a convenção mineira (CBMG), está promovendo ação emergencial em alguns municípios.

De acordo com o executivo mineiro, pastor Márcio Santos há também forte mobilização dos batistas no estado mineiro. "Diante desse cenário de guerra, estamos mobilizados para levar amparo aos necessitados, seja por meio dos voluntários, que ajudam na reconstrução das cidades, seja por meio das doações, que tanto necessitamos neste momento."

Pastor Márcio completa dizendo que entre as necessidades locais estão as demandas por roupas, alimentos, produtos de limpeza e higiene pessoal, fraldas adulto e infantil, ferramentas como pás, enxadas e rodos, mobiliário, utensílios domésticos, e eletrodomésticos.

PARA AJUDAR NAS AÇÕES NO ESPÍRITO SANTO

Convenção Batista do Estado do Espírito Santo
CNPJ: 27.053.024/0001-65
Banco Santander
Agência 0930
Conta Corrente: 130017561

PARA AJUDAR NAS AÇÕES EM MINAS GERAIS

Convenção Batista Mineira
CNPJ: 17.357.898/0001-52
Banco Bradesco
Agência 1203
Conta Poupança: 14489-4