Promovida pela Primeira Igreja Batista de São Caetano do Sul, uma iniciativa de conscientização entregou mais de 500 bexigas amarelas na manhã do último domingo de setembro (24). A ação fez parte da campanha Setembro Amarelo, que trata da prevenção ao suicídio e da valorização da vida.
Cada uma das bexigas estava escrita a mensagem “Estoure e Leia”, e trazia um bilhete de esperança, além de um folheto evangelístico.
Essa foi a 2ª edição da iniciativa
No texto do bilhete, além de uma mensagem de apoio e encorajamento, havia QR Code direcionando para o site da igreja, que fica localizada na região metropolitana do ABC.
O conteúdo da página virtual apresenta um vídeo especial da campanha, bem como o WhatsApp da PIB São Caetano, um canal aberto para envio de pedidos de oração, de ajuda, e solicitação de visitas ou marcação de horário para aconselhamentos.
Mais de 20 pessoas ajudaram na entrega das bexigas entre crianças, adolescentes e adultos. As equipes se concentraram em ruas do entorno da PIB São Caetano, além de outro ponto estratégico na cidade aos domingos, a avenida Presidente Kennedy, a qual tem parte de sua extensão fechada ao tráfego no primeiro dia da semana como opção de lazer às famílias do município. Essa foi a segunda edição da ação evangelística com balões amarelos. A primeira ocorreu em 2022.
A campanha “Setembro Amarelo” é uma iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 700 mil pessoas tenham tirado a própria vida no mundo em 2019. No Brasil, a média é de 14 mil casos por ano.
(A partir de texto do jornalista Lucas Meloni, da PIB São Caetano do Sul)