Escrituras foram de vital importância na Reforma

Compartilhar

Completando 500 anos no dia 31, a Reforma Protestante ainda é um dos maiores movimentos religiosos e transformadores da história. “Não seria exagero dizer que a Reforma Protestante resultou na maior revolução pedagógica já vista no Ocidente”, afirmou o professor do Colégio Batista Brasileiro Pedro Issa, mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). O movimento reformador é assunto da série 500 anos da Reforma, publicada pela equipe de reportagem da CBESP.

Segundo o professor, a influência e a distribuição da Bíblia durante o movimento de Martinho Lutero causou um impacto na sociedade muito maior do que apenas a difusão da religião.

Reprodução da Bíblia traduzida pelo monge Martinho Lutero para o alemão, uma das principais ações responsáveis pela difusão da Reforma

“Mais do que simplesmente distribuir Bíblias, a Reforma cria uma demanda pela alfabetização. No médio prazo, isso resultou em uma democratização do conhecimento que posteriormente derrubaria até governos”, afirmou Pedro ao relatar a experiência de debates na Inglaterra do século XVII.

Bíblia foi essencial no movimento da Reforma (Reprodução)

Como elo entre a ação iniciada por Lutero e a herança desse movimento protestante, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) lançou a Bíblia de Estudo da Reforma.

A edição traz diversas notas, artigos, orações, reflexões de Lutero, e detalhes históricos, com o objetivo de estimular no leitor o pensamento sobre o legado da Reforma Protestante e a centralidade das Escrituras como base para a fé cristã.

“O acesso à Bíblia foi o ponto principal para a formação do pensamento e da teologia de Lutero. Com isso, seus comentários redescobriram a verdade [bíblica]”, afirmou o pastor Mário Rost, gerente de desenvolvimento institucional da SBB, enfatizando a importância da leitura e da dedicação à Palavra.

A importância das Escrituras para o movimento reformador se estende até hoje

Mário é gerente institucional da SBB (Fotos: Equipe CBESP)

O pastor afirmou ainda que essa edição da Bíblia vem como uma “peça-chave” para a celebração da Reforma. “Evangelizar é colocar as pessoas em contato com as Escrituras, em contato com Deus. Por este motivo, precisamos ajudar as pessoas com a compreensão de seu conteúdo”, declarou Mário.

Para Pedro Issa, é necessário que exista essa busca pela Palavra, principalmente em um tempo em que as igrejas estão se distanciando do tradicional. “O apelo digital do mundo moderno sufocou a natureza do homem e sua necessidade estética da simplicidade da Palavra, do papel e do hinário”, afirmou o professor.

Mais informações sobre o conteúdo da Bíblia de Estudo da Reforma estão disponíveis no site da Sociedade Bíblica do Brasil (clique aqui.)

Acompanhe

Publicações relacionadas

Reforma completa 500 anos

A Reforma Protestante completa hoje 500 anos como um marco na história cristã e de todo o mundo. No dia 31 de outubro de 1517, o

plugins premium WordPress

César Marson

“Ministério multiforme, com treinamentos de evangelismo criativo”

Piracicaba
Evangelismo Criativo

Relatório

1 – Descreva as ações realizadas em 2023, conforme Projeto estabelecido para o ano. Alcançou os objetivos? Quais foram os desafios?

Tivemos quatro focos nesse ano:

1) treinamentos e capacitações na área de evangelismo;

2) acompanhamento dos ministérios de evangelismo já implantados;

3) criação de novos ministérios em novas igrejas batistas;

4) pregação da campanha de missões estaduais.

Todos os alvos foram atingidos. Já capacitamos de janeiro até novembro, cerca de 650 pessoas e fomos para 39 igrejas batistas realizando treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos. E esse número tende a aumentar até o final de dezembro, visto que ainda teremos treinamentos, pregações ou eventos evangelísticos.

Além disso, nós estamos auxiliando, em alguma área do ministério de evangelismo, 16 igrejas batistas do Estado de São Paulo, e também estamos plantando uma igreja batista em Piracicaba/SP, filha da PIB Piracicaba/SP junto com a Missionária Sonia da Junta de Missões Nacionais. Sou Radical + SP.

Todos os treinamentos são ministrados por mim e/ou pela minha esposa Talitha. Somos apoiados pela Primeira Igreja Batista de Piracicaba/SP, da mesma forma temos o apoio e ajuda dos voluntários que lideram os ministérios de evangelismo implantados nas igrejas batistas que temos auxiliado.

2 – Quais são as expectativas para o seu projeto em 2024?

Nossa expectativa é o alcance de mais e mais irmãos treinados e capacitados, o despertamento na área de evangelismo e a criação de novos ministérios nessa área.

3 – Como as igrejas batistas podem ajudar no seu ministério?

Elas podem nos ajudar nos convidando para ministrar os treinamentos, pregações e eventos evangelísticos, nos chamar para criar um ministério focado na proclamação do evangelho de acordo com a necessidade da igreja ou auxiliar em um já estabelecido.

4 – Motivos de gratidão a Deus:

*Pelo nosso ministério Multiforme – cursos de evangelismo criativo;

*Pela proteção do Senhor à nossa família, nos protegendo nas viagens e suprindo nossas necessidades;

*Pelos nossos trabalhos nas Igrejas Batistas do Estado de São Paulo.

5 – Desafios pelos quais devemos orar:

*Para que Deus continue nos usando para capacitar as Igrejas Batistas do nosso Estado;

*Para a criação de novos ministérios de evangelismo nas igrejas;

*Pelo despertamento dos irmãos e irmãs no evangelismo;

*Pelo cuidado da nossa família.

Fiquem com Jesus

Missionários Cesar, Talitha e Filipe Marson