Estava ouvindo a palestra de Ebenézer Bittencourt, do Instituto Haggai, sobre “Inteligência financeira para vencer na vida”, e quero compartilhar algumas lições aprendidas.
Ao citar Provérbios 24.3 e 4, ele fala do tripé do sucesso: Inteligência, Conhecimento e Sabedoria. A inteligência é a capacidade do homem de pensar, conhecimento são seus estudos, e sabedoria é a aplicação de tudo.
Muitos são escravos do dinheiro porque não têm usado com discernimento esse tripé do sucesso. Observe o que o texto diz: “Com a sabedoria se edifica a casa, e com o entendimento ela se estabelece; e pelo conhecimento se encherão as câmaras de todas as riquezas preciosas e deleitáveis.”
Se você percebe que não está conseguindo equilibrar suas finanças, é necessário tomar atitudes práticas, por exemplo:
1º Cortar gastos;
2º Tomar cuidado com compras a prazo;
3º Tomar cuidado no uso de cartões de crédito;
4º Evitar usar o crédito pessoal;
5º Faça um orçamento mensal doméstico.
A Bíblia não condena o dinheiro, o que é condenável é o amor por ele
Podemos usufruir bem dos recursos que Deus nos dá. Precisamos aprender a ganhar, guardar, gastar e a doar. Ebenézer Bittencourt diz que finanças dependem da vida espiritual, é necessário ter domínio próprio, não gastar mais do que ganha e cuidado com o consumismo. Precisamos usar bom senso na gestão das finanças.
Que Deus abençoe sua vida e que sua vida financeira seja equilibrada, usemos a nossa inteligência e sejamos bons mordomos dos recursos que Deus nos dá.
Cleverson Pereira do Valle
Pastor da Igreja Batista em Vila Natal, Mogi das Cruzes (SP)
Bacharel em Teologia e pós-graduado em Aconselhamento Bíblico